Crianças da rede municipal de ensino estão sendo atendidas em mutirão oftalmológico no Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz (Hospital de Retaguarda). Além da consulta médica está sendo realizado o pedido de óculos de grau.
O projeto está em andamento desde 2022, quando foi realizada a triagem oftalmológica nas escolas por meio do teste de Snellen quando é verificada a acuidade visual. A equipe de saúde que realiza a ação passou por capacitação do médico oftalmologista Tácio Pierre como parte do programa Saúde na Escola com atuação das unidades básicas de saúde e do departamento de Gestões Programáticas.
“Através do teste a gente identifica a necessidade ou não da criança passar por uma consulta. A gente já conseguiu triar aproximadamente 90% das escolas, então já tem uma boa demanda de atendimento”, explicou o gerente do departamento de Ações Programáticas, Leonardo Campos.
A equipe da unidade de saúde da atenção primária onde a criança pertence devido a região que mora ou até mesmo a própria escola na qual o aluno está matriculado comunica as famílias e grande parte delas comenta não ter percebido a necessidade do uso de óculos.
A ação possibilitou o atendimento médico oftalmológico para mais de cem crianças e ainda está em andamento, dessa forma muitas crianças passarão pelo teste na escola e aquelas que fizeram o teste e necessitam de atendimento especializado devem aguardar serem chamadas.