A empresa de cosméticos e beleza Natura
alcançou a certificação Platina de Integridade de Carbono, o nível mais alto de declaração emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários ( VCMI
). A organização internacional é referência em créditos de carbono no mundo.
Isso significa que a Natura comprou e aposentou créditos de carbono de alta qualidade, iguais ou superiores a 100% de suas emissões remanescentes. É o primeiro reconhecimento desse tipo para uma empresa sediada na América Latina.
A certificação tem o objetivo de fortalecer o impulso global para melhorar a seriedade, transparência e responsabilidade nos mercados de carbono voluntários.
Certificação de Integridade de Carbono
Por meio do Código de Prática de Declarações da VCMI, as organizações podem fazer uma declaração de integridade de carbono. Para mostrar níveis crescentes de realização climática, empresas e atores não estatais podem fazer três tipos distintos de declaração – prata, ouro e platina – para demonstrar seus progressos para redução de emissões.
Ao fazer uma declaração de integridade de carbono, a empresa se compromete a usar créditos de carbono de alta qualidade fora da sua cadeia de valor para acelerar a ação para emissões líquidas zero globalmente. Na categoria platina, a Natura é a segunda empresa, depois da Bain & Company, a fazer uma Declaração Platina de Integridade de Carbono.
O Código de Prática de Reivindicações ida VCMI fornece orientações para que as empresas participem dos mercados voluntários de carbono e façam declarações credíveis que envolvam o uso de créditos de carbono. As declarações são verificadas usando o framework
de Monitoramento, Relatório e Garantia (MRA) da VCMI.
O post Natura é primeira empresa da América Latina a alcançar certificação de carbono
apareceu primeiro em ESG Insights
.