Da Redação Avance News
Confira como irá se comportar o tempo nas diversas regiões do Brasil dos dias 9 a 13 deste mês e entenda como o clima irá impactar na agropecuária.
Sul
Um ar mais seco e frio deve predominar principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O tempo mais firme nos dois estados irá beneficiar o manejo do solo e a aplicação de defensivos agrícolas.
O leste e centro do Paraná devem receber volumes de chuva de cerca de 40 mm. Após a boa precipitação, um período ensolarado irá favorecer o desenvolvimento das lavouras, principalmente a segunda safra de feijão e do milho no Paraná.
Sudeste
O tempo ficará com mais nebulosidade nos próximos dias, por conta do avanço de uma frente fria.
A chuva deve se concentrar no litoral com a acumulados que podem chegar aos 50 mm, enquanto nas outras áreas espera-se acumulados de precipitação em torno de 10 a 20 mm, o que contribui para a umidade no solo e desenvolvimento do milho segunda safra, sem risco para geada.
Centro-Oeste
Sul, norte e sudeste de Mato Grosso e o sudoeste de Goiás devem receber cerca de 30 a 40 mm de chuvas, o que favorece a umidade do solo e auxilia no desenvolvimento do milho segunda safra e pastagens.
No sul de Mato Grosso, a alta na umidade e calor requerem atenção especial para a possibilidade do surgimento de pinta-preta no algodão.
Nordeste
A chuva deve se concentrar no sudeste da Bahia, Maranhão e no oeste do Piauí, regiões em que os volumes podem chegar a 80 mm no decorrer dos próximos dias. O tempo chuvoso, no entanto, contribui apenas parcialmente ao estado piauiense, uma vez que sua área leste tem solo mais ressecado e não há previsão para precipitações nos próximos dias.
Bahia e Pernambuco, que não devem contar com chuvas no decorrer da semana, afetando lavouras, pastagens e aumentando o risco para chance de incêndios.
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua na parte noroeste da região, resultando em acumulados de 200 mm no noroeste do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará. Dessa forma, o campo deve ser prejudicado, pois o solo destas áreas está com excesso de umidade.
Nas outras regiões, estão previstas chuvas de até 80 mm, que ajudam a manter a boa umidade no solo. O tempo seguirá firme somente no centro-sul de Tocantins, fazendo com que a ausência de chuvas contribua para o escoamento da soja.