Da redação | RDNews
A coligação “Tem Jeito, com Honestidade e Respeito”, composta pelo União Brasil, Federação PSDB-Cidadania e Podemos, impetrou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), na 30ª Zona Eleitoral, com sede em Água Boa, para apurar abuso de poder econômico e captação ilícita de votos praticados pelo candidato à Prefeitura de Nova Nazaré (MT), Reginaldo Martins Del Colle, o Narizinho (PSB).
Na ação, materializada com provas, a coligação representa também contra o candidato a vice-prefeito, Luís Felipe Alves Carvalho (MDB), Marcos Vinicius Xavier de Carvalho, candidato a vereador pelo MDB e a ex-prefeita Railda de Fátima Alves, que teriam cometido o mesmo crime, inclusive, com pagamentos efetuados via-Pix.
A coligação “Tem Jeito, com Honestidade e Respeito” alega que os candidatos buscaram por meios ilícitos, se beneficiarem no pleito eleitoral, enquanto a ex-prefeita colaborou para a prática dos atos, teria utilizado a sua conta bancária para a compra de votos. “A Ação de Investigação Judicial Eleitoral tem como objetivo a proteção e lisura do processo eleitoral e que os atos abusivos perpetrados sejam apurados”, consta na ação.
Na peça encaminhada à Justiça Eleitoral, a coligação denunciante anexou áudios e mensagens de WhatsApp que configuram abuso de poder econômico. Além dessas provas, constam também extratos de Pix com valor de R$ 100 reais, supostamente, pagos a título de compra de votos. A relação dos beneficiados consta na AIJE.
A coligação, que na eleição, lançou o empresário Dirceu José Campos como candidato a prefeito, que fez 1.427 votos, que representa 48,24%, pede a cassação do diploma de Narizinho, eleito com 1.531 votos, ou 51,76%.
Além disso, requer a anulação dos votos captados por Narizinho e a realização de nova eleição no município.