terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSaúdenova variante tem aumento de casos mas tem baixo risco, diz OMS

nova variante tem aumento de casos mas tem baixo risco, diz OMS

OMS aponta nova variante da Covid-19
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

OMS aponta nova variante da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira (9), que identificou uma nova variante da Covid-19
. Se trata da EG.5 e, de acordo com a organização, há uma alta constante nos casos desta variante. 

OMS informou que, até segunda-feira (7), 7 mil sequências foram compartilhadas por 51 países. A maior incidência de casos ocorre nos Estados Unidos, Canadá, China, Coreia do Sul e Japão. 

Entretanto, a organização da saúde aponta que a variante apresenta um baixo nível de risco e que não deve representar uma grande ameaça à saúde pública. Especialistas apontam que a EG.5 não é mais nociva do que as variações da Ômicron, por exemplo. 

“Não detectamos uma mudança na gravidade da EG.5 em comparação com outras sublinhagens da Ômicron que estão em circulação desde o final de 2021”, destacou Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS para a doença.

Já Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, alertou que desde maio deste ano, quando declarou o fim da emergência de saúde global da Covid, diminuiu o número de países que informam à OMS dados sobre mortes e casos referentes à doença. 

“No mês passado, apenas 25% dos países e territórios relataram mortes à OMS e apenas 11% relataram hospitalizações e internações em UTI. Isso não quer dizer que outros países não tenham óbitos ou internações, quer dizer que não estão reportando à OMS”, ressaltou Tedros durante coletiva de imprensa. 

Leia mais:  Casos de Covid-19 e gripe estão em queda, aponta InfoGripe

Na sequência, ele afirmou que permnece o risco de surgimento de uma variante mais perigosa que cause o “aumento repentino de de casos e mortes”. Ghebreyesus ainda listou sete recomendações para os países seguirem a respeito da Covid. 

Entre elas estão: vigilância colaborativa de casos e óbitos da doença, aqualização de planos nacionais de resposta ao crescimento dos casos, prosseguimento das campanhas de vacinação e a retomada do envio de dados sobre a Covid para a Organização Mundial da Saúde.

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS