Da Redação Avance News
18 de Agosto de 2023 às 18:21
Os encontros contaram com a participação dos servidores que trabalham no atendimento ao contribuinte, incluindo nas unidades do interior do estado.
Durante a abertura do evento, o secretário adjunto da Receita Pública, Fábio Pimenta, lembrou que a Sefaz avançou, nos últimos anos, na política de simplificação do processo de cumprimento das obrigações tributárias pelo contribuinte. As medidas tornaram a rotina desses contribuintes mais ágil e prática, além de ter contribuído para Mato Grosso se tornar referência nacional em solidez fiscal.
Agora, o objetivo é tornar os serviços prestados pela Sefaz mais eficientes e digitais. “Estamos comprometidos com a transformação digital dos serviços oferecidos pela Sefaz. A digitalização não apenas simplifica a vida dos contribuintes, mas também nos permite operar de forma mais eficiente, transparente e responsiva. Queremos que cada cidadão sinta que o Estado está ao seu lado, auxiliando e facilitando suas obrigações fiscais e tributárias”.
Segundo o superintendente de Atendimento ao Contribuinte, Rafael Vieira, houve um avanço no primeiro semestre de 2023, especialmente na desburocratização de processos que, inclusive, precisaram passar por alterações legislativas. Ele destaca também o investimento no atendimento realizado pelas unidades conveniadas, bem como a abertura de novos postos de atendimentos.
“Conseguimos digitalizar alguns serviços altamente demandados, especialmente no IPVA e a gente já começa a vislumbrar alterações na maneira que a gente atende o contribuinte migrando para essa forma remota, para essa forma digital, sem desassistir ninguém. (…) É importante destacar que a gente conseguiu dosar esses dois movimentos: da digitalização mantendo a qualidade no atendimento”, declarou Rafael Vieira.
O superintendente destaca que o novo modelo de atendimento é baseado em três pilares: digital, sem deixar de ser humanizado; resolutivo; e proativo, promovendo e facilitando a regularidade dos contribuintes. Com isso, a Sefaz busca aumentar o nível de eficiência nos serviços prestados aos contribuintes em todo o estado.
Palestras e oficinas
Para contribuir com os debates, os seminários contaram com palestras e oficinas. Na quinta-feira (17) o tema foi “A jornada da Transformação Digital do Governo”, apresentado pelo diretor de Negócios da Gartner, Rogério Antônio Duarte Batista, e pelo Executive Partner da Gartner, Pedro Fogolin.
“Esse dia marca um trabalho muito importante, que é a necessidade visível na gestão da Sefaz de virar algumas chaves para uma jornada de excelência. E é exatamente isso que o cidadão busca: um estado mais eficiente”, disse Rogério.
Para o gestor em Tecnologia da Informação, a transformação digital não é abandonar o papel e o livro para o virtual. “É um processo que envolve as pessoas. Elas se comportarem, entenderem e almejarem que esse ambiente de transformação seja alavancado pelo seu trabalho. Isso é um componente importante da transformação digital”.
Já nesta sexta-feira (18) o convidado foi o analista em Tecnologia da Informação, da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Anderson Costa. O palestrante falou sobre o “Governo digital focado no cidadão”.
Para a coordenadora da Regional Norte de Atendimento ao Contribuinte, Gisela Luiza Pitzsch, os debates e a troca de experiências com colegas de outras unidades vai contribuir para aprimorar as atividades desenvolvidas em sua unidade, estabelecida no município de Sinop.
“Nós estamos muito felizes porque eles estão nos apresentando resultados, alguns pontos, inclusive, que a gente não tinha nem conhecimento ainda. Do que nós vamos fazer. Qual a real atribuição das unidades fazendárias no interior dentro desse novo modelo, mais especificamente das coordenadorias regionais”, afirmou a coordenadora.
Além das palestras, os servidores participaram de oficinas que trataram dessa transformação digital na Sefaz. Na atividade eles puderam analisar situações, identificar problemas e soluções.