Da Redação Avance News
Tudo sobre Inteligência Artificial
Na prática conhecida como IA washing, empresas dão informações falsas ou inverídicas sobre a quantidade de inteligência artificial utilizada em seus produtos e serviços. Essa estratégia de marketing visa surfar no hype da IA para que as ofertas da companhia pareçam mais modernas e tecnológicas.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, alertou em discurso em fevereiro de 2024 que algumas companhias estavam aderindo ao IA washing. De acordo com ele, essa prática pode quebrar regras de segurança dos Estados Unidos, enganar consumidores e prejudicar investidores.
Gensler também pediu que empresas divulgassem os ricos operacionais, competitivos e legais em relação ao seu uso de IA, bem como a função da ferramenta no negócio.
O termo IA washing faz referência a palavra greenwashing, quando empresas fazem declarações falsas sobre seu impacto positivo no meio ambiente.
O grande espectro de tecnologias que cabem dentro da definição de IA tem facilitado que empresas estiquem o significado da palavra em seu próprio benefício. Quando um consumidor escuta IA em relação a um produto ou serviço, pode pensar que se refere a IA generativa e desenvolver maior interesse no produto.
No início deste ano, a SEC anunciou que havia chegado a um acordo sobre as acusações contra duas empresas de investimentos, Delphia e Global Predictions, que teriam feito declarações falsas e enganosas sobre seu suposto uso de IA. As companhias concordaram em pagar US$ 400 mil em multas, o equivalente a R$ 2,17 milhões.
Quais as consequências de IA washing?
Um dos problemas enfrentados por conta do IA washing é que muitos fornecedores vendem seus produtos como se tivessem modelos únicos de IA, quando, na verdade, gerenciam softwares idênticos. Isso pode levar a uma crise financeira no futuro se todas as instituições dependerem dos mesmos modelos, segundo o site TechTarget.
Leia também
Em uma escala menor, o IA washing também causa problemas ao enganar consumidores e quebrar leis que tratam de transparência e declarações de produto.
Além disso, as reais inovações sobre IA podem ficar enterradas em meio ao excesso de propaganda, diz artigo da DeutschWelle. Investidores podem perder projetos inovadores genuínos e consumidores podem se tornar céticos em relação à tecnologia.