Da Redação Avance News
A tartaruga possui um dos corpos mais incomuns do reino animal, o que desperta a curiosidade das pessoas, principalmente sobre o casco
A tartaruga possui um dos corpos mais incomuns do reino animal, o que desperta a curiosidade das pessoas, principalmente sobre o casco: uma estrutura muito importante para o cotidiano do animal, pois o ajuda a nadar com mais eficiência e até mesmo a fugir de alguns predadores.
Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz mais informações sobre o casco da tartaruga. Continue a leitura e confira!
Do que é formado e para que serve o casco de uma tartaruga?
O casco da tartaruga conta com três camadas, o que o ajuda a ser uma estrutura bem dura. A primeira camada fica na parte externa, formada de queratina, substância utilizada para proporcionar mais resistência aos cabelos e unhas dos seres humanos, por exemplo. Ela também funciona assim no corpo desse réptil.
Já a segunda é uma estrutura óssea com mais de 50 ossos para formar a caixa torácica e espinha dorsal do animal. Essa camada também torna o casco ainda mais resistente, sendo essencial para proteger o resto do corpo do animal.
A parte interna do casco possui uma membrana que serve para revestir os músculos e órgãos da tartaruga, protegendo-os das outras camadas.
Com todas essas camadas, o casco da tartaruga serve como um escudo de proteção, impedindo danos aos órgãos do animal caso ele seja atacado por predadores.
Leia mais:
O que há dentro do casco de uma tartaruga?
Na parte de dentro do casco da tartaruga estão os seus ombros e cinturas pélvicas. Por isso, a espécie terrestre é o único vertebrado que possui os quadris e ombros dobrados para dentro das costelas.
Além disso, há os órgãos, como os pulmões, que ficam na parte superior e frontal da carapaça. Há, também, o coração, sistema digestivo e reprodutivo, fígado, rins e estômago, além dos ossos que se ligam ao casco.