Da Redação Avance News
Na interatividade, perguntamos sobre o aumento do preço do chocolate no período da Páscoa e a maioria, 70%, respondeu que seria por conta da demanda aquecida.
Em segundo, com 18%, o preço da amêndoa do cacau e em terceiro, com 12%, pragas e doenças na produção da fruta.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
O comentarista e analista do Canal Rural, Miguel Daoud explica que o aumento do preço está diretamente ligado à Lei da Oferta e da Procura.
“É um princípio da economia que explica como os preços são determinados pelo mercado. Ela estabelece que a oferta, a quantidade de um produto disponível, e a procura dos consumidores por aquele produto, acabam influenciando o preço de equilíbrio. Além disso, como a Páscoa ocorre apenas uma vez ao ano, é comum que empresas e comerciantes aproveitem essa época para lucrar. O consumidor precisa ficar atento, pesquisar e se possível comprar um pouco antes. Mas vale ressaltar, que a produção de cacau vem enfrentando problemas em todo o mundo”, afirma Daoud.
A África Ocidental, que produz cerca de 70% do cacau mundial, tem enfrentado problemas com a produção. O clima, pragas e doenças como a da vagem negra tem afetado as colheitas, enquanto a demanda tem crescido.
Ainda não é possível saber o valor exato das vendas de chocolate na Páscoa 2025. No entanto, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas de Páscoa somem R$ 3,36 bilhões.
Todas as quintas-feiras, o Porteira Aberta Empreender lança uma nova enquete no YouTube do Canal Rural e na outra semana traz o resultado. Participe.