Da Redação Avance News
15 de Junho de 2023 às 16:15
Evento aconteceu na sala executiva do Senai, em Cuiabá, entre os dias 13 e 15 de junho
Cerca de 50 gestores da Perícia Oficial e Identificação Técnica da Capital e do interior do Estado estiveram reunidos entre os dias 13 e 15 de junho para discutir as necessidades, forças, e oportunidades de melhorias para a instituição, que refletem na qualidade, e efetividade dos serviços prestados à população nas áreas de Identificação Técnica, Criminalística, Laboratório Forense e Medicina Legal. O evento aconteceu na sala executiva do Senai, em Cuiabá.
Os gestores participaram da revisão da identidade organizacional da Politec e da formulação de novos objetivos estratégicos, metas e indicadores a serem traçados pela instituição nos próximos anos. A programação contou com palestras e atividades voltadas aos levantamento das necessidades e propostas de soluções.
A programação teve atividades que propõem o levantamento do diagnósticos do ambiente organizacional como Matriz Swot, definição de objetivos estratégicos, construção do mapa estratégico e a definição de metas e indicadores.
Para o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, a participação dos gestores foi produtiva.“Eu acredito que o grupo está bem empenhado na elaboração do nosso planejamento. O planejamento visa principalmente a melhoria do nosso atendimento e dos nossos serviços prestados à sociedade, seja um documento de identidade, um laudo pericial de local de crime ou de medicina legal, que definem a culpabilidade ou inocência de uma pessoa. O Planejamento Estratégico é um norte para que a gestão possa seguir nos próximos quatro anos”, definiu.
O Coordenador Regional da Politec de Rondonópolis, Rubens Pereira, entende que o planejamento contribuirá para melhor desempenho da gestão e na melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
“Nós temos como função prestar um serviço de excelência, então discutir e planejar melhor as nossas ações vão impactar no resultado do nosso trabalho. Por meio dele, nós teremos condições de saber para onde vamos , pois quem planeja consegue executar com maior organização”, avaliou.
Conforme a coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos da Seplag, Regina Doy, que realiza a consultoria no processo de planejamento estratégico, por meio de ferramentas simples é possível agregar valor à instituição e promover um plano estratégico mais participativo.
“O planejamento estratégico representa o mapa das ações, que a instituição deverá trilhar ao longo de um período para chegar à visão de futuro almejada, administrando melhor tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio desejada”, citou.
A oficina conta com atividades práticas que promovem a integração e a troca de experiências entre gestores de diferentes especialidades e regiões, em busca das definições dos objetivos que a Politec deseja e necessita alcançar.
Após a oficina, as informações levantadas serão compiladas em um relatório e caderno do planejamento. Posteriormente, serão realizadas reuniões mensais ou trimestrais sobre a execução do planejamento e o monitoramento das entregas.