Da Redação Avance News
O Brasil enfrenta uma onda de calor com temperaturas ultrapassando 40 °C em diversas regiões do país. De acordo com a Climatempo, o calor extremo afeta principalmente o oeste do Rio Grande do Sul, áreas próximas à fronteira com a Argentina, e o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, próximo ao Paraguai.
Além dessas áreas, o calor intenso também será sentido em grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, extremo oeste de São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul, com temperaturas alcançando até 38 °C.
Até o momento, a maior temperatura registrada em 2025 foi de 41,8 °C, no dia 10 de janeiro, em Porto Murtinho (MS), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Saiba por que as temperaturas estão altas
A onda de calor é causada pela dificuldade das frentes frias em avançar para o norte da Argentina e o Uruguai, devido aos fortes ventos nos altos níveis da atmosfera.
Sem o ar frio de origem polar, uma bolha de ar quente se formou na região, intensificando as temperaturas em parte do Brasil e países vizinhos.