Da Redação Avance News
08 de Maio de 2023 às 15:00
Infrações são recorrentes, assim como veículos sem licenciamento; dados são da operação “Forma Clara” realizada pelo Detran-MT e parceiros
Também foram autuadas 54 pessoas por conduzirem veículos com calçados que não se firmam aos pés (como chinelos e sandálias sem alças traseiras que comprometem a utilização dos pedais), 39 pessoas dirigindo veículo segurando ou utilizando aparelho celular e 11 pessoas flagradas no banco do passageiro sem usar o cinto de segurança, equipamento de retenção obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
“Quando a pessoa conduz um veículo sem ser habilitada, sem usar o cinto de segurança, com calçados inapropriados que podem prejudicar o manuseio dos pedais, ou falando ao celular, ela coloca em risco não somente a vida dela, mas o trânsito como um todo. Para termos um trânsito mais seguro é primordial a responsabilidade e o cuidado de todos”, enfatizou a coordenadora de Conformidade Legal do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.
Nas operações realizadas no mês de abril foram confeccionados ao todo 398 Autos de Infração de Trânsito e 310 veículos fiscalizados. Os flagrantes ocorreram durante a operação “Forma Clara” realizada no mês de abril, em Cuiabá, pela equipe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Semob.
Redução de sinistros
Ao longo do mês de maio serão realizadas diversas ações da Campanha Maio Amarelo em Mato Grosso com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito.
A programação conta com palestras com estudantes do ensino médio, motoristas profissionais, em empresas, abordagens educativas com pit stop em avenidas de grande fluxo de veículos em Cuiabá e Várzea Grande com maiores índices de sinistros, amigo da rodada, entre outras ações.