Da Redação Avance News
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu nesta sexta-feira (5) 13 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão contra lideranças da facção criminosa Comando Vermelho em Mato Grosso. A ação faz parte da “Operação Bloodworm”, deflagrada pelo Gaeco de Mato Grosso do Sul. A operação tem como alvo lideranças do Comando Vermelho em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, que atuavam em um plano de expansão da facção criminosa.
As investigações apontam que as ações criminosas contavam com o auxílio de advogados e policiais penais, e o total de mandados de prisão em três estados é de 92, além de 38 de busca e apreensão. A operação também foi realizada em outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), e Paulo de Faria (SP).
A operação durou cerca de 15 meses e permitiu descortinar a ação da facção criminosa, que buscava se estruturar e se expandir no estado, que se tornou uma importante rota do tráfico de drogas e de armas de fogo. A organização do Comando Vermelho em Mato Grosso do Sul teve início a partir da união de propósitos entre as lideranças reclusas no interior da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, unidade prisional cujas rígidas regras de segurança não impediram o ingresso de aparelhos celulares para uso dos presos.
O uso criminoso dos aparelhos celulares e as ações de “pombo-correio” empreendidas por advogados que integram a facção permitiam o contato entre os faccionados presos e seus comparsas em liberdade, a fim de traçar o planejamento de crimes como roubos, tráfico de drogas e comércio de armas.
A operação resultou na prisão de nove pessoas e na apreensão de 14 celulares, R$ 7.492,00 em espécie, um notebook e duas porções de entorpecentes. A “Operação Bloodworm” foi assim denominada em referência à larva vermelha (ou verme-sangue), que é conhecida por ser feroz, venenosa, mal-humorada e facilmente provocada. Além disso, conta com seus dentes de cobre, que funcionam como verdadeiras armas, agindo de modo implacável para derrotar seus rivais, características essas que possuem semelhanças com as ações violentas e hostis praticadas pela organização criminosa.