O Galo venceu o Alianza Lima por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (3), no estádio Independência, em Belo Horizonte, e reagiu na Copa Libertadores da América. Conquistou a primeira vitória na competição e foi a três pontos na tabela do Grupo G. Com o resultado, estão vivas as chances de classificação à fase de mata-mata.
O time alvinegro buscou o gol desde o início do confronto, diante de um adversário que se manteve recuado durante boa parte da partida. Mas errou muitas finalizações. O meia Igor Gomes marcou os dois gols da noite, ambos durante o segundo tempo.
Na busca pela classificação, a equipe de Eduardo Coudet ainda tem três jogos pela frente no Grupo G. Em 23 de maio, receberá o Athletico-PR em Belo Horizonte pela quarta rodada. Na sequência, fará dois jogos como visitante: enfrenta o Alianza em 6 de junho, em Lima (Peru), e o Libertad em 27 de junho, em Assunção (Paraguai).
Primeiro tempo
O meio-campista Pavon fez sua primeira partida pela Libertadores com a camisa do Galo. O jogador, contratado em 2022, cumpriu seis jogos de suspensão no torneio, pena aplicada no ano de 2021 pela Conmebol.
O time foi comandado pelo auxiliar técnico Ariel Broggi, pois o treinador Eduardo Coudet cumpriu suspensão por ser expulso no jogo anterior do Galo pela competição, contra o Athletico-PR.
Vargas teve as duas primeiras chances do jogo. Aos dois minutos, recebeu a bola na intermediária e avançou até a área, onde ficou frente a frente com o goleiro Campos. Na finalização, chutou para fora. Aos cinco, dentro da área, recebeu de Pavon e chutou. O zagueiro Zambrano tirou de cabeça.
Diante de um Alianza Lima completamente recuado, o Galo seguiu pressionando. Aos 11, Pavon cobrou escanteio da esquerda, Hulk lutou pela bola na área e finalizou para fora.
Aos 20, Pavon fez jogada pela direita e ele mesmo finalizou. O goleiro Campos defendeu com o pé. Aos 22, Igor Gomes chutou e Zaracho ficou com a sobra. Completou e Campos defendeu.
Hulk cobrou falta da intermediária aos 33. Chutou direto e a bola passou por cima do gol do Alianza. Igor Gomes tocou para Hulk aos 36 e ele chutou para fora.
Aos 42, Jemerson teve ótima chance. Hulk cobrou escanteio da esquerda, a zaga amorteceu e a sobra ficou com o zagueiro, que finalizou com o joelho. A bola saiu por cima do gol.
Em ataque atleticano na área do Alianza, o árbitro Andres Matonte marcou pênalti de Andrés Andrade em Rubens aos 49 minutos. O VAR confirmou a penalidade. Hulk cobrou aos 52 e Campos defendeu. A sobra ficou com jogador do time peruano, que tirou a bola antes de entrar no gol.
Segundo tempo
O Galo voltou sem alterações para o segundo tempo. Aos oito minutos, Battaglia chutou de longa distância e a bola foi para fora. Aos 10, Zaracho trocou passes com Pavon e chutou para fora.
Hulk recebeu de Igor Gomes aos 12 e chutou cruzado. Pegou mal na bola e mandou para fora.
Aos 14, Pavon serviu Igor Gomes. Ele dominou e finalizou. Acertou o fundo das redes e abriu o marcador no Independência: 1 a 0 para o Galo!
Após o gol atleticano, o Alianza – que não fez uma finalização no primeiro tempo – abriu seu jogo e começou a buscar espaços na defesa do Galo.
Do lado atleticano, a busca do ataque seguiu. Aos 22, a bola foi lançada na área e Jemerson subiu e cabeceou para fora. No minuto seguinte, Hulk tocou da esquerda para Zaracho. Ele passou para Igor Gomes, que finalizou e fez o segundo gol dele, e do time, na noite: Galo 2 a 0!
Aos 35, Hulk passou para Hyoran. Ele avançou até a área e bateu em cima do goleiro Campos. Aos 38, Hyoran chutou mais uma vez e Campos espalmou. Cadu teve chance aos 43. Recebeu de Hulk na área e chutou em cima do goleiro.
Hulk, aos 46, recebeu a bola no meio-campo e avançou sem marcação na área. Tocou de cavadinha e a bola foi para fora.
Próximo compromisso
O Galo volta a campo no próximo domingo (7), contra o Botafogo, às 18h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O Atlético soma quatro pontos em três jogos disputados no Brasileirão.
Público: 17.563 pessoas
Renda: R$ 1.166.088,90