Da Redação Avance News
Os produtores da soja no Paraná enfrentam dificuldades devido à falta de chuvas na região. A região II, que inclui o Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste do estado, pôde iniciar o plantio da soja a partir do dia 1º de setembro. A escassez de precipitações, no entanto, tem atraso o início da semeadura.
De acordo com Eduardo Cassiano, presidente da Aprosoja-PR, um número reduzido de produtores começou o plantio na última quinta-feira. Essa decisão foi influenciada pela previsão de chuva, que acabou se confirmando em algumas áreas espalhadas pelo estado. Mesmo assim, a maioria dos produtores segue no aguardo de mais chuvas para garantir condições mais favoráveis para o plantio.
Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), os registros de plantios até o momento são bastante isolados, refletindo a falta de chuvas adequadas para a germinação das sementes. Em anos anteriores, nesta mesma época, pelo menos 1% da área destinada ao cultivo já teria a soja emergida.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Safra 2024/25
Para a safra 2024/25, a estimativa é de que cerca de 5,8 milhões de hectares sejam plantados, com uma previsão de colheita de aproximadamente 22,3 milhões de toneladas. A situação atual, marcada pelo clima quente e seco, pode impactar as projeções e produtividade esperada.