quinta-feira, 20 fevereiro 2025
spot_imgspot_img
HomeVariedadeParceria entre Renault e Geely impulsiona carros elétricos no Brasil

Parceria entre Renault e Geely impulsiona carros elétricos no Brasil

Da Redação Avance News

Acordo permite que Renault otimize produção no Brasil, enquanto a Geely ganha uma oportunidade de crescimento na América do Sul

Imagem: Koshiro K/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A montadora francesa Renault e a chinesa Geely firmaram um acordo para expandir a cooperação entre as marcas no Brasil. Alguns detalhes ainda precisam ser resolvidos, mas as duas empresas já concordaram com a maioria dos pontos.

Elas já atuam de forma conjunta em território brasileiro desde 2024. Na oportunidade, foi criada uma joint venture para produção de motores a combustão. Além disso, ambas iniciaram a comercialização de veículos fabricados em uma planta compartilhada na Coreia do Sul.

O que prevê o acordo entre Renault e Geely?

Em comunicado oficial, o Grupo Renault anunciou que, junto à Geely Holding Group, “expandirá a cooperação estratégica na produção e vendas de veículo de zero emissões e de baixas emissões”. Isso significa um maior foco em carros elétricos.

renault
Renault vai liberar sua rede de concessionárias no Brasil para comercialização de modelos importados da China (Imagem: Anton Pentegov/Shutterstock)

A empresa chinesa agora poderá utilizar a rede de concessionárias da Renault no Brasil para comercializar seus modelos importados da China. O compromisso também possibilita a produção local na fábrica da montadora francesa em Curitiba, onde a Geely poderia montar seus veículos.

O acordo foi anunciado após a companhia chinesa ter afirmado que pretendia voltar ao mercado brasileiro com uma nova estratégia, focando em modelos eletrificados e mais sofisticados.

Leia mais

Geely
Marca chinesa pode garantir uma expansão rápida no Brasil sem a necessidade de criar uma infraestrutura própria no país (Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock)

Benefícios para as duas montadoras

  • O novo acordo faz parte da estratégia da Renault de otimizar a capacidade de produção de sua unidade brasileira, que é a quinta maior operação da marca fora da França.
  • Para a Geely, por outro lado, a iniciativa representa uma oportunidade de crescimento na América do Sul.
  • Isso significa que a marca chinesa pode garantir uma expansão rápida em território brasileiro sem a necessidade de criar uma infraestrutura própria.
  • Lembrando que o Brasil foi um dos países que mais importou veículos elétricos chineses no ano passado.
  • Em todo o mundo, apenas a Bélgica recebe mais modelos chineses.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.


Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS