(Arquivo) Fachada da sede da Petrobras no Rio de Janeiro, em 15 de julho de 2016
YASUYOSHI CHIBA
A Petrobras divulgou nesta quarta-feira um lucro líquido de R$ 36,6 bilhões em 2024, uma queda de 70% em relação ao resultado do ano anterior.
Segundo a empresa, o recuo foi causado principalmente pela variação cambial em dívidas entre a Petrobras e suas subsidiárias no exterior.
No quarto trimestre, a empresa registrou um resultado líquido negativo de R$ 17 bilhões, devido, sobretudo, ao impacto da desvalorização do real frente ao dólar nos últimos meses de 2024.
A Petrobras citou o contexto externo adverso, com uma queda de 2% no preço do Brent e de 39% nas margens do diesel. No começo deste mês, ela havia reportado uma queda de 3% nos volumes de produção de petróleo em 2024 em relação ao ano anterior.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionou recentemente por um avanço na perfuração na Margem Equatorial, cujas potenciais reservas são estimadas em 10 bilhões de barris de petróleo. O país somou 15,9 bilhões de barris em reservas provadas em 2023.
O megaprojeto petrolífero, que aguarda uma licença ambiental, é criticado por conservacionistas, enquanto o país se prepara para sediar a reunião de cúpula do clima COP30 em novembro, na cidade de Belém.