Da Redação Avance News
A área plantada com trigo no Canadá atingiu seu nível mais alto em mais de duas décadas, uma das várias culturas a ter um aumento no plantio em 2023, de acordo com a pesquisa de safra de junho de 2023 da Statistics Canada, divulgada em 28 de junho. Além do trigo, outras culturas com aumentos notáveis nos plantios em 2023 foram canola, cevada, milho em grão e soja. Menos acres foram plantados para aveia, lentilhas e ervilhas secas, disse o Statistics Canada.
“As condições favoráveis no oeste do Canadá permitiram que os produtores concluíssem a semeadura em tempo hábil”, disse o Statistics Canada. “Em Alberta, a semeadura estava quase concluída no final de maio, um pouco acima da média, devido às condições quentes e secas. O plantio em Saskatchewan e Manitoba ficou ligeiramente atrás das médias de 5 e 10 anos devido ao excesso de umidade em algumas áreas.
“No leste do Canadá, a semeadura progrediu bem devido às condições de campo favoráveis. Os produtores em Ontário e Quebec concluíram a maior parte da semeadura em meados de maio devido a temperaturas quase normais e condições secas, além de partes do leste de Ontário e do oeste de Quebec. A semeadura também progrediu bem no Canadá Atlântico, onde a precipitação estava abaixo do normal durante o plantio.”
O Statistics Canada disse que 26,9 milhões de acres de trigo foram plantados em 2023, um aumento de 6,7% em relação a 2022. O aumento foi liderado pela área de trigo de primavera, que registrou um aumento de 8% nas plantações para 19,5 milhões de acres, seguido pelo trigo duro com alta de 0,5% para 6 milhões de acres. A agência disse que o trigo de inverno, que é cultivado principalmente no leste do Canadá, aumentou 20% para 1,4 milhão de acres em 2023.