Da Redação Avance News
Um novo sistema agrícola desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas em Austin visa resolver um dos maiores problemas da agricultura moderna: o uso excessivo de fertilizantes para melhorar o rendimento das colheitas e o escoamento químico resultante que polui o ar e a água do mundo.
O sistema de agricultura inteligente usa um hidrogel à base de cobre que captura o excesso de resíduos de nitrato do escoamento de fertilizantes e o transforma em amônia, um elemento crítico em fertilizantes, que pode ser reutilizado . Em testes, o sistema teve a capacidade de igualar ou aumentar o rendimento das culturas em comparação com os métodos tradicionais, minimizando os impactos ambientais.
“Nós projetamos este sistema e mostramos que ele pode produzir as mesmas ou mais colheitas sem uso excessivo de nitrogênio, que pode poluir as águas subterrâneas e gerar gases nocivos do efeito estufa ”, disse Guihua Yu, professor de ciência de materiais no Departamento de Walker da Cockrell School of Engineering. Instituto de Engenharia Mecânica e de Materiais do Texas.
O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences , mostra que o filme de gel à base de cobre não apenas produz amônia a partir de resíduos de nitrato, mas também detecta níveis de nitrogênio no solo. Essa capacidade de detecção ajuda a determinar o momento ideal para drenar o nitrato , um composto de nitrogênio que é importante para o crescimento das plantas, mas pode ser um poluente, do solo para se tornar amônia, evitando que ela escape e contamine o meio ambiente.
Como parte do projeto, os pesquisadores trabalharam com especialistas em agricultura para comparar seu trabalho com métodos agrícolas tradicionais. O sistema de cultivo inteligente produziu plantas de trigo e arroz que cresceram mais altas com folhas maiores, em comparação com outros métodos, com menos escoamento de nitrogênio.