Da Redação Avance News
A Polícia Civil de Mato Grosso, participou da Operação Basilisco de Roko, deflagrada nesta quarta-feira (30.4), sob a coordenação da Polícia Civil do Estado do Pará e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp
O trabalho de alcance nacional teve como objetivo principal prender pessoas foragidas que respondem por crimes violentos e intencionais, como homicídio, feminicídio, roubo, estupro, entre outros graves delitos.
As ordens judiciais foram encaminhadas aos estados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB-DIOPI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), após levantamento prévio de prisões em vigência no Sistema de Banco Nacional de Mandados de Prisão.
Em Mato Grosso foram cumpridos três mandados, sendo um dos suspeitos alvos, de 34 anos e procurado por homicídio, localizado e preso na cidade de Canarana (823 km a leste de Cuiabá).
Participaram da operação as Polícias Civis do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Ao todo foram mobilizados 400 policiais civis para cumprimento de 115 mandados de prisão.
Basilisco de Roko
O nome da operação faz referência a um conto que sugere a existência de uma super inteligência artificial do futuro que consegue localizar qualquer pessoa. No campo investigativo, seria a capacidade das Polícias Civis em localizar e prender criminosos de alta periculosidade em qualquer lugar que estejam.