Assessoria | Polícia Civil-MT
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças deflagrou nesta quarta-feira (26), a “Operação Leviatã III”. A mobilização conta com a participação de 28 policiais civis, em Barra do Garças e Cuiabá, em uma ação coordenada destinada a combater organizações criminosas que atuam na região. Durante o cumprimento dos mandados, um dos alvos, de 19 anos, acabou sendo alvejado.
A operação faz parte do programa de Tolerância Zero do Governo do Estado ao crime organizado, e é fruto de uma investigação aprofundada e tem como objetivo cumprir um total de dezesseis (16) ordens judiciais, sendo cinco prisões, buscas e apreensões, além de quebras de sigilo dos investigados.
A ação é fundamentada em representações encaminhadas ao Judiciário local, destacando a gravidade das atividades atribuídas aos investigados. A investigação apontou que os alvos da operação são ligados à facção criminosa atuante na região e estão relacionados a homicídios qualificados, incluindo execuções sumárias praticadas com extremo grau de violência.
Durante o cumprimento de uma das ordens judiciais, um dos alvos da operação investiu contra um investigador de polícia na tentativa de tomar sua arma. Diante da agressão, foi efetuado um disparo em sua direção. O suspeito foi socorrido e encaminhado à UPA de Barra do Garças, porém, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O investigado estava usando tornozeleira eletrônica e possuía diversas passagens criminais, incluindo promoção de organização criminosa, extorsão, ameaça, corrupção de menores e uso de drogas. Além disso, ele era apontado como um dos autores do homicídio de Kayk Oliveira Dias, ocorrido em agosto de 2024.
A ação reforça a estratégia de inteligência policial para combater o avanço de organizações criminosas em Barra do Garças e região, priorizando a segurança pública e o resgate da ordem.
O delegado responsável pela operação, Pablo Rigo, enfatiza que a Operação Leviatã III é mais um avanço nas investigações de homicídio e crime organizado, visando desarticular estruturas que ameaçam a paz social e garantir a da justiça.