APolícia Federal estuda a realização de um concurso com 1,7 mil vagas para servidores administrativos no setor de fiscalização e controle nacional de armas, com atuação nas superintendências regionais. A informação foi confirmada pela superintendente regional da PF de Mato Grosso, Lígia Neves.
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (12), em Cuiabá, no evento de abertura da exposição fotográfica em celebração dos 80 anos da PF.
“A direção geral tem trabalhado fortemente para que sejam realizados concursos tanto nas carreiras policiais quanto nas carreiras administrativas. Valorizar o servidor é também propiciar que, além da capacitação, ele tenha um ambiente em que nossas atividades possam ser realizadas com muito profissionalismo. Temos atualmente cerca de 15 mil servidores na Polícia Federal, mas pelas muitas responsabilidades que estamos assumindo, precisamos de ainda mais pessoas”, explicou Lígia.
Conforme explica a chefe regional, o concurso, que inicialmente deverá ser apenas para o setor administrativo, ainda não tem data prevista. No entanto, a Administração da Polícia Federal se esforça para que saia ainda em 2024.
O último concurso da PF foi em 2021, contemplando os cargos de agente, delegado, escrivão e papiloscopista. O salário variava entre R$ 13,6 mil e R$ 25,8 mil. Foram abertas 1,5 mil vagas. Desde então, o Curso de Formação dos candidatos aprovados está sendo realizado e a última turma se formou em 2023. Só após a conclusão do curso de formação poderá ser publicado um novo edital.
O número de vaga ainda é uma previsão, mas não há confirmação oficial, porque o estudo está em etapa inicial, aponta a superintendente. “Esses estudos por um quantitativo ideal são sempre realizados junto ao Governo Federal, com o apoio de outros ministérios. Podemos dizer nesse momento que vários estudos e pleitos estão sendo feitos neste sentido. É um pleito que está sendo estudado com muito cuidado”, pontua.
A estimativa de 1,7 mil vagas informada pela superintendente é baseada no atual cenário, em que existem 1.697 cargos vagos para a carreira policial da Polícia Federal.
Kethlyn Moraes | RDNews