Da Redação Avance News
21 de Setembro de 2023 às 15:40
Médicos legistas ministraram palestra sobre todas as formas existentes de violência contra a mulher e doenças sexualmente transmissíveis
A Gerência Regional da Politec de Nova Mutum participa do projeto Âncora, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE), que consiste em um grupo reflexivo com reuniões periódicas que visa orientar sobre as punições para homens que cometem violência contra a mulher, e conscientizá-los sobre o impacto que os crimes causam na vida das famílias.
O projeto compõe parte da sentença de réus que estão cumprindo pena por crimes de violência doméstica em suas diversas formas: sexual, patrimonial, psicológica, entre outras.
Na terça-feira (19.09), os peritos oficiais legistas Willer da Cruz e Janderson Botelho participaram de uma palestra realizada no Fórum de Nova Mutum, que abordou sobre todas as formas existentes de violência contra a mulher e doenças sexualmente transmissíveis contraídas por meio da violência sexual.
“O projeto Âncora possibilita conscientizar esses réus do quão grave é o crime que eles cometeram, das consequências de praticar um crime como esse, podendo os afastar da família, perdendo muitas vezes o convívio com os filhos. E a ressocialização é o caminho para ajudá-los”, aponta o médico legista.
Fizeram parte da programação oito palestras de diversas áreas, dentre elas, Lei Maria da Penha, vícios e doenças emocionais, trabalho da Patrulha Maria da Penha, e outros assuntos.
O evento contou com a participação do Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Polícia Civil de Mato Grosso, Politec, Defensoria Pública, Faculdade Famatum, representantes religiosos, empresários e fazendeiros locais.
De acordo com dados do MPE-MT, mais de 200 detentos já passaram pelo projeto. Até o momento não houve nenhuma reincidência de violência doméstica por parte dos autores dos crimes que participaram deste grupo reflexivo.
*Com supervisão de Tita Mara Teixeira