domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosPorto de Fortaleza pode ser alternativa para exportação do algodão do Matopiba

Porto de Fortaleza pode ser alternativa para exportação do algodão do Matopiba

Da Redação Avance News

Uma comitiva da Associação Baiana dos Produtores de Algodão do Matopiba (Abapa), visitou na última semana, o Porto de Fortaleza (CE), com o objetivo de avaliar a infraestrutura do terminal para exportação como alternativa viável ao Porto de Santos.

De acordo com a Abapa, atualmente o porto santista, o maior da América Latina, é responsável por 90% da exportação de algodão brasileiro, incluindo o algodão da Bahia.

Também participaram da visita, o presidente da associação, Luiz Carlos Bergamaschi, acompanhado do conselheiro Celestino Zanella e do diretor executivo, Gustavo Prado.

“Estamos explorando alternativas para tornar o algodão baiano mais competitivo. E visitas como estas são importantes para que possamos conhecer o funcionamento e a estrutura dos portos disponíveis no Brasil, sempre em busca de rotas que possam garantir um tempo menor entre o embarque e a chegada do produto até destino final, e assim, garantir maior competitividade e mais valor ao nosso algodão,” explica Bergamaschi.

A comitiva foi recebida por representantes do Porto Pecém, da Tecer – Terminais Portuários do Ceará, e operadores como APM Terminals e Unilink.

Brasil bate recorde na produção de algodão com inovação tecnológica e parcerias estratégicas
Foto: Divulgação

Durante a visita, foram apresentadas as instalações do Porto de Fortaleza, que possui uma capacidade de movimentação de cerca de 500 mil TEUs ou 6 milhões de toneladas em contêineres.

Além disso, o porto se destaca pela sua possibilidade de expansão, mesmo já movimentando uma variedade de produtos como carvão, ferro, aço, frutas, grãos e fibras.

Em paralelo, a Bahia tem ampliado suas opções logísticas. Em julho, foi inaugurada uma nova rota de exportação no Porto de Salvador para a Ásia, com o navio MSC Orion, que transporta cargas de algodão, soja, café e outros grãos diretamente para compradores asiáticos.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!





Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS