Uma iniciativa inédita mobilizou representantes de vários municípios nesta quarta-feira (12), em Pontal do Araguaia: o lançamento do projeto Bem-Estar e Proteção Animal. A iniciativa partiu da Prefeitura por meio da Lei Municipal 1237/2024, que prevê a castração e implantação de microchip em cães e gatos do município.
O projeto nasceu a partir de uma visita do prefeito Adelcino Lopo e comitiva de Pontal do Araguaia à cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, que adotou a prática com sucesso. Após essa conhecer a prática, o prefeito buscou apoio do Poder Judiciário via-Vara Ambiental de Barra do Garças, coordenada pelo juiz Fernando da Fonseca de Melo.
“É um projeto que está sendo colocada em prática que, além da castração e chipagem, ainda garante rações e isenção de IPTU aos cuidadores e protetoras de animais. Às pessoas cadastradas no CadÚnico tem direito de castrar o cachorro dele, sem nenhum custo. Basta apenas procurar a Vigilância Ambiental de Pontal do Araguaia”, disse o prefeito.
Durante o lançamento do projeto, o juiz Fernando da Fonseca e a promotora Ambiental, Nathalia Carol Manzano, elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Pontal do Araguaia. Segundo eles, a expectativa é que outros sigam à ação e possam adotar iniciativas de proteção aos animais e que o Araguaia dê um exemplo para Mato Grosso e Brasil.
A apresentação do projeto Bem-Estar e Proteção Animal foi prestigiada pelos vice-prefeito de Pontal, Luciano Costa, prefeito de Ribeirãozinho, Danilo Coelho e Bom Jardim de Goiás, Édio Navarini, vice-prefeito de Aragarças, Diogo Rezende, vice-prefeito de General Carneiro, Jair Neto e vereadores de Pontal, Aragarças, Torixoréu, Ribeirãozinho, representantes de entidades protetoras dos animais, além de adestradores.