A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a realização de centenas de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, nesta quinta-feira (14). A expectativa é realizar mais de 600 procedimentos, entre remoção de catarata, pterígio e limpeza de lente intraocular (YAG Laser), de 14 a 16 de novembro.
O mutirão de atendimentos oftalmológicos começou na semana passada, com consultas pré-operatórias entre os dias 5 e 9. Os atendidos são pacientes regularizados, que esperavam na fila do SUS pelos procedimentos.
Nesta semana, o mutirão fará apenas as cirurgias e as limpezas de lentes geradas a partir das avaliações da semana anterior. Ao todo, foram agendados 649 procedimentos, dos quais, quase 70% (446) são cirurgias de catarata.
Esse é o 8º mutirão oftalmológico realizado nos últimos quatro anos. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Salete Lauermann, o município vai concluir esse período somando mais de 2 mil procedimentos realizados.
O mutirão faz parte dos esforços da prefeitura de Barra do Garças para zerar as filas de espera por cirurgias eletivas. Essa etapa de atendimentos oftalmológicos recebeu recursos do deputado estadual Dr. Eugênio, no valor de aproximadamente R$ 1,3 milhões.
Cirurgias de remoção de catarata e de pterígio são procedimentos seguros, rápidos e com baixo índice de complicações. Tratar esse tipo de problema ocular é fundamental para a qualidade da visão, uma vez que ambas as doenças podem causar alterações na capacidade de enxergar.
Já a limpeza de lente intraocular é um procedimento para tratar a opacificação das lentes implantadas nos olhos que passaram pela cirurgia de catarata. A opacificação das lentes é uma complicação comum entre os pacientes e facilmente resolvida com a limpeza, que usa a técnica YAG Laser, pouco invasiva.
Da Secom | BG