A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fechou uma importante parceria com o Campus avançado do IFMT para análise micrológica de produtos da agricultura familiar. A iniciativa visa garantir que os produtos fabricados pelos agricultores familiares, que são derivados da carne, sejam analisados micrologicamente.
O projeto de extensão teve início essa semana e o contrato é de um ano, garantindo maior qualidade nos produtos que chegam à mesa dos luverdenses.
“Vão participar, a princípio, os produtores de salame, que são do nosso “Programa Selo de Origem Municipal” e também os abatedouros. Hoje, isso é importante não só para nós da fiscalização, mas também para a população que consome e para o produtor saber se a sua agroindústria está com a adequada higienização”, explicou a médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvia Krause.
O projeto de extensão é importante para que os estudantes tenham, no instituto, a parte técnica e prática das aulas ministradas no curso de biotecnologia. “Nosso trabalho será todo prático, até porque os alunos precisam conhecer a fundo as técnicas que a gente vai aplicar. A gente tem que ter mais segurança e, principalmente, os alunos têm que ter essa segurança de aplicar essas metodologias. Então exige refino, um cuidado específico para trabalhar com isso”, acrescentou o coordenador do projeto de extensão do IFMT, Adilis Paulo de Lima.
A ideia é iniciar por produtos cárneos e futuramente trabalhar a análise micrológica de outros itens produzidos pelos pequenos agricultores familiares, como derivados de leite, mel, entre outros.