A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade realizou, na quinta-feira (25), no auditório da Câmara de Vereadores, a primeira audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao ano de 2025.
Durante o evento, que também foi transmitido ao vivo pelo YouTube, a sociedade pode conhecer o início do planejamento que a Administração Pública está organizando para o próximo ano (2025), e ainda pode participar das discussões e de todo o planejamento, por meio de sugestões.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, explicou como funciona a LDO e a importância da população em discutir as ações orçamentárias, que nortearão o trabalho da gestão municipal.
“Essa audiência focaliza as metas e prioridades para o período de 2025, uma vez que é necessário construir o planejamento. Assim, estamos já engajados em discutir as ações futuras. Importante ressaltar que esse é o início da construção da LOA 2025. Teremos outras audiências e a participação da sociedade é muito importante, pois nos permite receber as demandas para a construção da LDO, bem como realocar recursos para iniciativas em curso. É imprescindível estar atento às prioridades estabelecidas para 2025”, afirmou o secretário.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) abarca as metas, previsões e prioridades da gestão pública, direcionando a formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA) que será. Após as discussões e complementações, a LOA será finalizada no mês de setembro e encaminhada para análise da Câmara de Vereadores.
A audiência pública para a construção da LDO 2025 constitui apenas uma das ferramentas de diálogo e participação da comunidade. Ao longo do ano, serão promovidas outras audiências com o intuito de discutir e aprimorar a alocação dos recursos públicos, e tbm prestações de contas dos gastos e investimentos públicos.