Não é de hoje que veículos são abandonados em vias públicas de Lucas do Rio Verde, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, iniciou o recolhimento desses automóveis, ação prevista no Decreto nº 5.709/2021, que informa sobre a apreensão de materiais que estiverem obstruindo o livre acesso e trânsito da população nos passeios e vias públicas, causando riscos à saúde.
E erra quem pensa que veículo abandonado também não seja assunto de saúde pública, neste caso, a proliferação de animais peçonhentos, criadouros de mosquitos transmissor de dengue, são pontos importantes a serem mencionados, causados pelo acúmulo de água, além da organização e fluidez do trânsito. Os registros no município nesses primeiros 3 meses são 616 notificações de dengue, sendo 201 casos positivos, 208 descartados e 207 estão aguardando o resultado do exame.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Cunha, mais de 50 veículos foram identificados pela Guarda Civil Municipal, com características de abandono. “O nosso foco não é a punição e sim a conscientização. Queremos encontrar os proprietários para que eles tomem as medidas cabíveis. Caso não identificados, todos os automóveis serão levados para o pátio da Ciretran.”
Como está sendo feito
Os veículos em estado de abandono estão sendo avaliados pela Guarda Civil Municipal, quando uma vistoria será realizada, relatando as condições em que se encontra, inclusive com fotos para arquivo. Os agentes buscam informações sobre o proprietário do carro antes que o guincho faça o recolhimento.
Após o check-list avaliando o estado do carro, ele é levado para um pátio da Ciretran. Para reaver o veículo, será necessário comparecer na Secretaria de Segurança Pública, no Paço Municipal, ou na sede da Guarda, no bairro Rio Verde, e realizar o pagamento da multa de fiscalização.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança Pública pelos telefones (65) 3549-8303 / 3549-8390.