Na última quarta-feira (04), as coordenadoras da Escola Municipal São Domingos, Rosane Welter e Roselene Barboza, e do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso, Eliane Gaieski de Oliveira, participaram da solenidade de entrega do prêmio MPT na Escola. A programação foi realizada pela coordenadoria regional de combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), em Cuiabá.
Com o tema “Chega de Trabalho Infantil” o evento reuniu coordenadores de escolas de vários municípios de Mato Grosso que integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT.
Premiação
A comissão julgadora do prêmio selecionou as melhores produções artístico-culturais de estudantes da rede pública, em quatro categorias (conto, desenho, música e poesia). Os primeiros lugares de cada uma se classificaram automaticamente para a fase nacional do prêmio, que reúne os trabalhos vencedores de outros estados do país.
Participando pela terceira vez, o município de Sorriso conquistou o 1º lugar regional na categoria Poesia, 2º e 3º lugar na categoria Desenho, sendo:
Categoria Poesia
1° Lugar – Arthur Guilherme da Silva, da Escola São Domingos;
Categoria Desenho
2° Lugar – Gabrielly Cristini Lima da Conceição, da Escola São Domingos;
3° lugar – Mariany Costa Barros de Oliveira, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB).
“Estou profundamente encantada pela beleza e significado das poesias e desenhos produzidos por nossos alunos no projeto Resgate à Infância. É uma prova viva de seu talento e da dedicação de nossa equipe em Sorriso. Seu reconhecimento a nível estadual enche-nos de esperança e orgulho. Que este momento inspira ainda mais nossa comunidade educacional na luta contra o trabalho infantil”, destacou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
Sobre o projeto
Há anos o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores e pais para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.
A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O “MPT na Escola” visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.