Da Redação Avance News
Confira as condições de chuva e temperatura para o primeiro fim de semana de junho.
Sábado (3)
No sábado, a maior parte do Brasil será influenciada pelo tempo seco. A razão desse clima é achegada de uma nova massa de ar seco, após a dissipação das condições instáveis que predominaram ao longo da semana.
A previsão indica apenas chuvas nas áreas mais ao norte do país, em especial no Amazonas e no litoral do Maranhão, onde os volumes podem ser significativos. O motivo é a combinação das instabilidades tropicais, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT ) e as ondas de leste, que atualmente estão mais intensas na costa norte do Nordeste, com destaque momentâneo para o Maranhão.
À medida que as temperaturas aumentam gradualmente, o frio vai perdendo intensidade e o potencial para geadas também diminui. No entanto, em áreas mais elevadas da serra catarinense, ainda é possível registrar temperaturas mínimas abaixo dos 5°C.
Domingo (4)
No domingo, prevê-se que o tempo permaneça estável na maior parte do país, devido a uma área de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens carregadas. Contudo, são esperadas chuvas organizadas, fortes e volumosas em partes do Amazonas, Pará e Amapá, devido às instabilidades tropicais.
Além disso, um outro destaque é a chegada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, que pode resultar em pancadas de chuva nas áreas mais ao sul do estado e até mesmo temporais na fronteira oeste.
No final do dia, é possível que ocorram pancadas isoladas no centro e norte do estado, com uma pequena chance de chuva pontual à noite em Porto Alegre. A temperatura continuará subindo devido à influência da nova frente fria, que traz consigo uma condição pré-frontal. Ou seja, não há mais potencial para ocorrência de geadas no Sul.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.