A secretaria de saúde realiza diversas atividades em paralelo aos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, com objetivo de proporcionar aos pacientes melhor qualidade de vida. Pensando nos portadores da dor crônica, a UBS Primaveras criou um grupo de exercícios adaptados para cada caso.
Conviver com dores e tomando medicamentos é a realidade de quem é diagnosticado com dor crônica. O alívio só é conseguido com atendimento multidisciplinar. Desde que as atividades iniciaram, em junho do ano passado, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos, uma média de 20 pessoas participam dos encontros às quartas-feiras das 7h às 8h.
São realizados exercícios adaptados, sendo alguns deles executados sentados, com o auxílio de garrafinhas de água e cabos de vassouras. São selecionadas atividades físicas e de alongamentos específicos para a recuperação da musculatura, do equilíbrio, da coordenação, associando à melhora e alívio da dor desses indivíduos.
Adriana Porto dos Santos, uma das coordenadoras do projeto, destaca que o objetivo é identificar os fatores que influenciam na perda da capacidade funcional, reabilitando essas pessoas e promovendo melhora significativa do estado geral de saúde. “O trabalho é desenvolvido focado nas necessidades de cada um. Com os exercícios podemos torná-los aptos a exercer suas atividades cotidianas, incluindo a atividade física, e até mesmo o lazer”, pontuou.
Para a aposentada Divanir Ribeiro Paiva, que após uma queda fraturou a coluna, o grupo tem sido essencial na recuperação. “Até minha médica já viu evolução. Por conta da queda eu diminuí 5 centímetros da minha estatura, e já consegui recuperar dois, graças aos exercícios e eu vou continuar participando. Eu só tenho a agradecer, além da gente cuidar da saúde do corpo e da mente, a gente conhece novas pessoas. É muito bom”, frisou a aposentada.
A dona de casa, Arminda Souza Moraes, expressa gratidão e felicidade por fazer parte do projeto. “É maravilhoso, eu sentia muitas dores no joelho, no braço eu tinha uma dormência, e desde que comecei os exercícios tudo melhorou. Não vejo a hora de dar quarta-feira para poder encontrar o grupo, é muito bom. É um exercício que a gente pode fazer sentado, muito gostoso e quero continuar”, ressaltou a dona de casa.
O projeto é aberto, e não precisa de encaminhamento, basta fazer parte do público alvo, que são: pessoas com diabetes, hipertensas e com dor crônica. Os interessados devem ir até o barracão das Associação dos Deficientes Físicos, no bairro Parque das Araras das 7h às 8h, toda quarta-feira, onde são realizadas as aulas.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT