Da Redação Avance News
Órgão de defesa do consumidor disponibiliza número de WhatsApp para registro de reclamações e tira-dúvidas
Enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, as mensagens direcionam para links falsos que podem conter vírus e danificar o computador ou à rede do usuário, bem como permitir o acesso a dados privados dos consumidores.
A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, explica que esse tipo de golpe tem ocorrido em todo o país e vários Procons já emitiram alertas para a população. Nesta semana, novas denúncias relacionadas ao golpe foram levadas ao Procon-MT.
O modelo das mensagens falsas é o mesmo utilizado nos meses de junho, julho e agosto deste ano, informando a abertura de reclamação contra uma empresa e solicitando comparecimento ao Procon para solucionar o problema. Na mensagem também são informados números de processos e protocolos, com links falsos para visualizar detalhes da reclamação.
Márcia Santos salienta que o Procon-MT não envia links para acessar dados de processos em andamento. A orientação é para as pessoas sempre checarem os dados do remetente, não abrir as mensagens e não clicar nesses links.
“Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Procon, encaminhando mensagem de texto pelo WhatsApp (65) 99228-3098”, salienta a secretária adjunta.
Atenção
O Procon-MT reforça que todas as notificações a consumidores e fornecedores são encaminhadas via sistema ProConsumidor (pelo domínio @proconsumidor.mj.gov.br) ou pelo e-mail: [email protected].
Outras formas de contato são pelo WhatsApp (65) 99228-3098 (apenas mensagem de texto) e correspondência enviada pelos Correios.