Ferramenta utilizada no Instagram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ficou em segundo lugar em uma competição com 14 outros projetos inovadores de todo o Brasil. O concurso aconteceu durante o 14° Redes WeGov, evento de inovação no setor público, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Florianópolis (SC).
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A assistente virtual “Alê”, criada pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2024, facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre as atividades do Parlamento estadual.
A “Alê” responde automaticamente aos usuários que comentam palavras-chave específicas em publicações da ALMT, enviando a eles conteúdos extras relacionados aos assuntos abordados.
“Por exemplo, imagine que está tramitando na Casa um projeto de lei que visa coibir incêndios no Pantanal. Ao cadastrarmos a palavra-chave ‘Pantanal’, qualquer cidadão que comentá-la em uma publicação receberá automaticamente a íntegra do projeto por mensagem direta – DM”, explica o gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha.
Desenvolvida a partir de uma tecnologia originalmente voltada para vendas, a ferramenta foi adaptada para se tornar uma solução de acesso à informação e já recebeu mais de mil interações desde a sua implantação.
O projeto mato-grossense foi apresentado a todo público do WeGov pelos servidores Ricardo Sardinha, Yuri Daltro, Aluá Deliberai, William Monteiro e Maria Cristina Teodoro, integrantes da equipe de Publicidade da Assembleia Legislativa.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, afirma que a busca por uma comunicação mais acessível tem guiado diversas ações da Instituição e que a assistente virtual é mais uma medida adotada para ampliar a transparência e aproximar o Parlamento da população.
“A ‘Alê’ veio com a intenção de dar mais dinamismo para a comunicação no Instagram e desde a sua criação houve uma interação maior das pessoas com o perfil da Assembleia Legislativa. Isso, com certeza, elevou o nível das nossas plataformas. A iniciativa é muito boa e despertou a atenção e o interesse de pessoas de todos os lugares do Brasil, que participaram do evento. Muitos procuraram o estande da ALMT para entender como foi feito, qual é a função do aplicativo e o que efetivamente ele faz”, destaca.
Após conhecer a solução implementada nas redes sociais da ALMT, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das três esferas de governo, requisitaram apoio do Parlamento mato-grossense para adoção de iniciativa semelhante em suas páginas. “O diferencial do WeGov é justamente esse: os participantes aprendem e ensinam, ao mesmo tempo, e isso é muito interessante”, frisou Henrique Santos.
Além da “Alê”, outros 14 projetos inovadores também foram exibidos durante o evento, abordando temas como automações para Instagram, incentivo à leitura, campanhas de saúde, comunicação inclusiva e uso de linguagem simples. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados critérios como inovação, impacto e criatividade.
Gabriela Tamura, coordenadora do WeGov, destacou a importância da troca de experiências entre instituições, que muitas vezes enfrentam os mesmos desafios sem saber que outras já encontraram soluções, o que, segundo ela, contribui para a melhoria do serviço público.
“Nós acreditamos que esse é um bom caminho para encurtar processos e entregar melhores serviços para a sociedade. Todas as iniciativas selecionadas podem ser replicadas em outras esferas, em outros estados, em projetos semelhantes”, diz.
O Redes WeGov é um evento que promove inovação, troca de experiências e aprendizado colaborativo no setor público, focado especialmente em comunicação pública, tecnologia e governança.
Fonte: ALMT – MT