quarta-feira, 11 dezembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeQual é o animal mais mortal do mundo? Resposta não é o...

Qual é o animal mais mortal do mundo? Resposta não é o que você pensa

Da Redação Avance News

Em um mundo repleto de predadores, você pode pensar que o animal mais mortal seria algo como um grande tubarão-branco ou outra fera similar. No entanto, o animal mais mortal do mundo não é o que você espera.

Embora não seja feroz, ele é responsável por centenas de milhares de mortes a cada ano.

Animal mais mortal é vetor de várias doenças

  • Todos os anos, entre 700.000 e 2,5 milhões de pessoas perdem suas vidas por causa dessa criatura. Qual é? O mosquito;
  • Os mosquitos são vetores de várias doenças, sendo a mais mortal a malária, que mata cerca de 600.000 pessoas a cada ano;
  • Outros 200 milhões de casos deixam pessoas incapacitadas por dias;
  • A doença transmitida pela picada do mosquito Anopheles afeta principalmente pessoas que vivem em áreas tropicais e subtropicais;
  • Nos países com as maiores taxas de transmissão, os mais vulneráveis ​​são crianças pequenas que não desenvolveram imunidade, bem como mulheres grávidas;
  • Apesar de várias formas de intervenção para prevenir e tratar a doença, ela continua a exigir um alto custo para comunidades e nações.
Apesar do seu tamanho minúsculo, o mosquito pode se espalhar para áreas antes não afetadas por conta das mudanças climáticas. (Imagem: Shutterstock)

A malária não é a única doença transmitida por mosquitos. A dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Velho conhecida dos brasileiros, ele também é comum em áreas tropicais e subtropicais.

Leia mais:

Existem outras doenças transmitidas por mosquitos também, incluindo o vírus do Nilo Ocidental, que pode causar doença neurológica. Atualmente, não há tratamento específico para a infecção transmitida pela picada de mosquitos, principalmente do gênero Culex.

Vale destacar que há iniciativas destinadas a limitar o impacto dos mosquitos na saúde humana em todo o mundo e, embora muitas sejam eficazes, a luta ainda continuará por muito tempo.



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS