quinta-feira, 19 setembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíticaQuase 60% do território brasileiro está sob risco de pegar fogo com...

Quase 60% do território brasileiro está sob risco de pegar fogo com 'terrorismo climático', diz Marina

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (17) que o Brasil tem cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados sob risco de pegar fogo, por ação criminosa, em meio à maior estiagem da história recente do país.

O número representa quase 60% da área total do Brasil.

“Num contexto como esse, se as pessoas não pararem de atear fogo, nós estamos diante de uma situação, só para você ter uma ideia, de uma área de quase 5 milhões de quilômetros quadrados com matéria orgânica muito seca em processo de combustão muito fácil em função da baixa umidade, da alta temperatura, da velocidade dos ventos. Ou seja, é como se tivéssemos ali uma situação de risco em todo território nacional”, disse Marina.

“É preciso que haja ação coordenada o mais rápido possível e nós estamos trabalhando nesta direção. As medidas têm sido suficientes? Ainda não têm sido suficientes, mas estão sendo ajustadas o tempo todo, mobilizando equipes o tempo todo, aumentando a quantidade de recursos o tempo todo”, emendou.

Com o prolongamento da seca e o aumento dos focos de incêndio, todos os estados brasileiros proibiram o uso controlado do fogo.

Por isso, explicou a ministra, qualquer foco de queimada provocado pela ação humana é um incêndio criminoso.

O problema, diz Marina, é que as penas hoje são “inadequadas” – muito baixas – e, com isso, acabam se convertendo em punições alternativas à prisão. O que, na visão da ministra, é um estímulo à continuidade dos crimes.
VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS