Da Redação Avance News
Nesta sexta-feira (25/08) as condições do tempo são tão variadas sobre o país, que teremos o comportamento das quatro estações do ano em um único dia. O amanhecer pode ter o registro de geadas em alguns setores mais ao sul, o calor será escaldante no centro-norte e existe a possibilidade de alguns temporais – típicos de verão – no período da tarde.
A atuação de uma frente fria no oceano ajuda a organizar as instabilidades em setores do leste da região Sul e Sudeste. Apesar do potencial para chuvas localmente fortes, as condições para queda de granizo são menores do que as registradas ao longo desta semana.
Já em áreas do centro-norte do Brasil, as instabilidades começam a surgir com um comportamento típico de primavera. O forte calor e um pequeno excedente de umidade no ar, é o suficiente para a formação das nuvens carregadas que devem resultar em trovoadas localizadas em diversas regiões desde o sul do Pará até o norte de Minas Gerais.
Apesar dessas chuvas trazerem algum volume mais significativo – ao norte de Mato Grosso, sul do Pará, norte de Goiás, Tocantins, Maranhão e oeste da Bahia – as temperaturas elevadas e o solo muito seco facilitam a rápida evaporação da água ainda na superfície. Portanto, neste momento ainda não há uma recuperação expressiva na umidade do solo.
A massa de ar frio ganha força no Rio Grande do Sul, onde o amanhecer pode ter a formação de geadas.
Tendência para os próximos dias
O frio deve seguir avançando, conforme a frente fria avança em áreas do Sudeste. A tendência indica a possibilidade de geadas amplas entre sábado (26) e segunda-feira (28), mas que não devem trazer danos às lavouras de trigo. Com o avançar desta frente fria, um corredor de umidade deve se formar entre o sul da região norte até o oceano, aumentando as chances de chuvas em setores do centro-norte, especialmente a partir da próxima terça-feira (29).
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte
A região norte vem apresentando um aumento gradual nas instabilidades, na forma de pancadas localizadas. Essas chuvas podem acontecer em áreas da região central, como no sudeste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. As nuvens carregadas surgem principalmente no período da tarde, mas trazem chuvas na forma de trovoadas isoladas e irregulares.
Região Nordeste
O padrão das instabilidades começa a apresentar um comportamento do que seria esperado para a primavera. Algumas pancadas isoladas podem ocorrer no estado do Maranhão e oeste da Bahia. Porém, as chuvas acontecem de forma muito irregular e passageira. E mesmo que algum pontual traga volumes interessantes, o solo muito seco e as altas temperaturas aceleram a evaporação da água ainda na superfície. Já em áreas do centro-leste do nordeste terá o predomínio de tempo seco.
Região Centro-Oeste
O calor segue forte na região, mas alguns setores da metade norte podem registrar algumas pancadas de primavera. Essas instabilidades acontecem na forma de trovoadas isoladas, irregulares e de curta duração. Mesmo que pontualmente os volumes sejam significativos, a água vai evaporar rapidamente, como uma consequência das altas temperaturas e dos baixos índices de umidade. Ao mesmo tempo, as instabilidades podem ser mais organizadas em setores do sul do Mato Grosso do Sul, devido à influência de uma frente fria.
Região Sudeste
As instabilidades da frente fria devem organizar as chuvas no litoral sudeste, com as precipitações ocorrendo desde o sul de São Paulo até o sul do Espírito Santo. O interior da região, também deve registrar algumas chuvas, na forma de temporais isolados, irregulares, passageiros e que podem ser acompanhados de trovoadas. Este comportamento já dá indícios da chegada da próxima estação. Já em setores da metade norte da região, a tendência é de um tempo mais seco e quente.
Região Sul
A frente fria segue ativa no oceano, influenciando as chuvas na região, que vão ocorrer concentrando em setores do leste de Santa Catarina e Paraná. Regiões como São Bento do Sul (SC) e Paranaguá (PR) podem registrar acumulados próximos dos 30 mm. Essas chuvas podem ocorrer em grande parte desses dois estados. Contudo as instabilidades têm menos chances de serem acompanhadas por queda de granizo, como nos registros dos últimos dias. Sobre o estado Gaúcho, a condição é de tempo firme e queda nas temperaturas, inclusive o amanhecer desta sexta, pode ter a formação de geadas nas serras do Sul.
Fonte: Agrotempo
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*