sexta-feira, 20 dezembro 2024
spot_imgspot_img
HomeCidadesQuerência celebra 33 anos de emancipação política

Querência celebra 33 anos de emancipação política

Do Semana7

O município de Querência (a 927 km a nordeste de Cuiabá), completa no dia de hoje (13) seus 33 anos de emancipação política. Fundada em 8 de dezembro de 1985 com o apoio logístico da Cooperativa Mista Canarana (Coopercana), foi de início marcada pelo improviso próprio da falta de infraestrutura existente na região. Apesar dos obstáculos, aquela que era uma pequena vila de agricultores vindos do sul do país, capitaneados pelo pastor luterano Norberto Schwantes, foi elevada à condição de município em 19 de dezembro de 1991, englobando áreas desmembradas à época de Canarana e de São Félix do Araguaia.

Ao participar este mês de uma reunião no Ministério dos Transportes em Brasília, o prefeito do município, Fernando Görgen (União Brasil), disse que o seu município ainda ressente de muitas obras estruturais, “mas o principal presente de aniversário para a nossa população no dia 19 quando Querência completa seus 33 anos de emancipação política pode ser traduzido em asfalto e boa logística para escoamento de nossa produção”, disse ele.

Naquela reunião ocorrida em 13 de novembro com o ministro interino do Ministério dos Transportes George Santoro, organizado pelo deputado Juarez Costa (MDB), contou também com outros prefeitos da região. Görgen, que preside a Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), disse que aquele encontro foi uma tratativa de compromissos com temas que passaram pelas rodovias federais como a BR 150 e 242.

Conforme dados do último Censo em 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Querência obteve um salto populacional de 105% a mais de pessoas se comparada ao ano de 2010. Portanto, o sexto maior do país. Querência é uma das cidades que foram impulsionadas nessa última década pelo agronegócio e transformou o município, que era isolado no baixo Araguaia, em um polo regional de produção agrícola. Com a agricultura vieram as empresas e com elas, a demanda por mão de obra. De uma cidade que não tinha asfalto, bons médicos, aeroporto e infraestrutura há 10 anos, a realidade é outra, conforme diz o prefeito do município, Fernando Görgen.

A realidade atual da jovem e próspera cidade de apenas 33 anos são muitas vagas de emprego. Prova disso são os 25 loteamentos para instalação de moradias e novas empresas, o que potencializa a chegada de mais pessoas a Querência. Temos um desafio de construção de mais casas para atender a demanda existente”, diz o prefeito.

A economia de Querência está embasada na agropecuária e na cultura da soja, do milho e do arroz que junto com a criação de gado de corte são destaques em nível nacional. Ao todo são 300 mil hectares agricultáveis, que geram recordes de produção e que em consequência dessa crescente vertente econômica com milhares de toneladas de grãos resultou na atração de empresas que se instalaram na cidade como a Cargill, Bunge, Fogos Caramuru, Amaggi, ADM, Agrex, Fertilizantes Tocantins entre outras.

Atualmente a produção agrícola de Querência está entre as primeiras do Estado. O plantio da safra de soja 2024/25 em Querência, está com 90% da área de 430 mil hectares já semeada, superior aos 400 mil hectares da safra anterior.   Em seu território, encontra-se parte da Reserva Indígena do Xingu e uma imensa área de cerrado, floresta amazônica e sua área de transição. O município tem área de 17.786,195 km². Em 2022 Querência foi o 6º município que mais cresceu no Brasil, atingindo uma população de 26.769 habitantes. O PIB per capita foi de R$ 231.667,59, ocupando a 13ª posição entre os 141 municípios do estado de Mato Grosso e a 524ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros.

ENTREGA DE OBRAS

Entre as comemorações de aniversário do município, a prefeitura agendou mais de 20 itens que foram pautas das inaugurações feitas pela a administração. Dentre elas constam a construção do muro do Cemitério, reforma e ampliação da Semec, balizamento do Aeroporto Municipal, Espaço Cultural Fonte do Aprendiz, uma piscina aquecida, reforma e ampliação do Estádio ‘Osvaldo Görgen’ e um quiosque ‘Da Melhor Idade’.

Constam ainda a revilitação das avenidas Cuiabá, Mato Grosso, duplicação da entrada da cidade, inauguração do Parque das Torres, pavimentação asfáltica da vicinal QR 387, revilitação e rotatórias, pontes de concreto nas rodovias estaduais (MT 109 e 243), reforma e ampliação e um posto de saúde em Novo Brasil, e pavimentação asfáltica da estrada QR 387.

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS