A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
, movimento formado por empresas e instituições com o objetivo de buscar a diversidade e a superação do racismo no ambiente corporativo, anunciou o ranking de empresas vencedoras na análise de boas práticas e ações de diversidade no mercado brasileiro. Foram avaliados mais de 75 projetos de organizações de médio e grande porte, dos mais variados segmentos.
O prêmio “Reconhecimento das Melhores Empresas em Práticas e Ações da Diversidade” está em sua terceira edição e é entregue aos melhores nomes em sete categorias.
As vencedoras são: Jaguar Land Rover, pelo acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho; John Deere, por recrutamento e seleção; Vivo, pela ascensão de profissionais negros; Alelo Instituição, pela divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista (internamente e com o mercado) de forma material e transparente; Bradesco, por projeto interseccionalidade: mulheres negras, LGBTQIA+ negros, pessoas trans negras, PCD negros, mães solo negras; e Unilever, vencedora em duas categorias: engajamento na cadeia de valor e compra empoderada.
Os projetos foram avaliados por uma banca formada por integrantes da comissão organizadora e especialistas técnicos (com conhecimentos relativos ao eixo temático do concurso). Segundo Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial para a Igualdade Racial, o propósito da premiação é estimular boas práticas e iniciativas que incluam grupos minorizados. O reconhecimento também quer impactar gestores e funcionários das empresas participantes no enfrentamento ao racismo.
Confira o ranking completo das melhores empresas em práticas e ações da diversidade:
Acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho
- Jaguar Land Rover.
- Adyen.
- KPMG.
Recrutamento e seleção
- John Deere.
- Alelo.
- Grupo Boticário e Cielo.
Ascensão de profissionais negros
- Vivo.
- Warner Bros. Discovery.
- Ambev.
Divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista
Considerando divulgação interna e com o mercado, de forma material e transparente.
- Alelo Instituição.
- Vivo.
- Banco do Brasil e Pepsico do Brasil.
Engajamento da cadeia de valor
Projeto interseccionalidade
Mulheres negras, LGBTQIA+ negros, pessoas trans negras, PCD negros, mães solo negras.
Compra empoderada
- Unilever.
- Grupo Boticário.
O post Ranking reconhece boas práticas de empresas em diversidade e inclusão
apareceu primeiro em ESG Insights
.