sábado, 23 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosReck Junior defende destravamento jurídico da Ferrogrão em reunião com prefeito e...

Reck Junior defende destravamento jurídico da Ferrogrão em reunião com prefeito e produtores rurais de Campo Novo do Parecis

Da Redação Avance News

O deputado estadual Reck Junior (PSD) esteve em Campo Novo do Parecis para tratar de questões importantes para a região. O parlamentar se reuniu com o prefeito Rafael Machado na sede da Prefeitura para receber as demandas do município e discutir soluções para problemas que afetam diretamente a competitividade dos produtores locais.

A região Chapadão dos Parecis, é reconhecida como a maior produtora de algodão do Brasil, enfrenta grandes desafios no escoamento de sua produção, devido à falta de uma infraestrutura adequada de transporte. A região depende exclusivamente do modal rodoviário, o que impacta a competitividade dos produtores locais. Na reunião, foi discutida a necessidade de conectar a região aos terminais ferroviários, a fim de garantir ainda mais competitividade e desenvolvimento sustentável da região.

Outra questão importante abordada foi o fornecimento de energia elétrica para impulsionar o crescimento da região. Atualmente, a falta de energia elétrica afeta diretamente a produção e a competitividade do setor produtivo, impedindo a vinda de indústrias, produção agrícola e outras atividades essenciais.

No encontro, também estiveram presentes produtores rurais e lideranças da região, que discutiram temas relacionados ao setor. Um dos principais temas abordados foi a proposta do deputado para a Ferrogrão, uma ferrovia de 933 km que ligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA) e que possibilitará o escoamento da produção do Estado de Mato Grosso para os portos do Norte.

Reck Junior defende a liberação deste importante modal de transporte, que foi travado desde 2021 por força de uma decisão liminar do Ministro Alexandre de Moraes, do STF. O deputado ressaltou a importância de um trabalho técnico, científico e jurídico por parte da Câmara Setorial para subsidiar o julgamento que acontecerá no próximo dia 31 de maio e que poderá destravar juridicamente a ferrovia tão importante para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil.

Além disso, os produtores apresentaram outras demandas, como a necessidade de pavimentação asfáltica da MT-488 e atualização do sistema eletrônico da Secretaria de Fazenda para impedir o congestionamento de emissão de notas fiscais em período de safra. Reck Junior se comprometeu a dialogar com o Governo do Estado para buscar soluções para os temas abordados.

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS