O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou nesta quinta-feira (10) que o presidente Lula orientou os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) a manterem-se neutros na disputa tarifária entre Estados Unidos e China. Durante uma entrevista ao canal do governo federal, Renan Filho destacou que o Brasil, como um país garantidor da segurança alimentar global, está agindo com serenidade em meio à guerra tarifária. Ele ressaltou que, apesar das dificuldades econômicas globais, o Brasil está em uma posição mais favorável para enfrentar esses desafios em comparação com outras nações.
Renan Filho também abordou a questão da alta dos alimentos, atribuindo parte do problema à qualidade das rodovias, que impacta diretamente o custo dos produtos para o consumidor final. Ele enfatizou a necessidade de investimentos em infraestrutura, como projetos hidroviários, para que o Brasil possa aproveitar as oportunidades surgidas da disputa comercial entre China e Estados Unidos.
O Brasil é um país garantidor da segurança alimentar do planeta. É um país sóbrio, sereno e que está agindo com calma. Na Celac, o presidente Lula estava orientando o comportamento de outros países. O governo brasileiro tem melhores condições para enfrentar essa guerra do que outros países no mundo, declarou o ministro Renan Filho.
*Com informações de Bruno Pinheiro
*Reportagem produzida com auxílio de IA