Da Redação Avance News
05 de Julho de 2023 às 11:54
Dentre as pautas discutidas, os representantes debateram sobre o combate a importunação sexual nas escolas e a campanha da preservação ao meio ambiente
Aline de Medeiros, representante dos grêmios na Diretoria Regional de Educação de Barra do Garças, contou que nesta edição os estudantes foram convidados a participarem de uma roda de conversa,com o tema ‘Projetos Saúde e Bem-estar na escola’.
Dentre os participantes estavam o Grêmio Estudantil Guns n’books da Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho; Grêmio Estudantil Nova Geração da Escola Estadual Heronides Araújo e Grêmio Estudantil REP – Representar, Evoluir e Progredir da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra.
A estudante Emily Ferreira de 16 anos, secretária geral do grêmio da Escola Militar Tiradentes, avaliou que o encontro foi prazeroso, já que uma das pautas discutidas na organização é a priorização do bem estar nas escolas.
Emily lembrou que um das ações discutidas foi o combate a importunação sexual nas escolas; campanha da preservação ao meio ambiente; revitalização do espaço escola com plantas e bancos de pneus reciclados; campanhas do Outubro Rosa e Setembro Amarelo; projeto sobre saúde mental; combate e prevenção ao Bullyng –Campanha para arrecadação de fraldas geriátricas e itens de higiene para doação ao Lar da Providencia: entidade que atende idosos; campanha sobre o combate ao trabalho infantil; entre outras.
“É uma ação voltada para comunicação e diálogo, pois a atuação do Grêmio Estudantil demonstra bem esse protagonismo e também é um dos elos entre a escola e o aluno, já que também ajuda na promoção da garantia de todos os estudantes”, lembrou a psicóloga da DRE de Barra, Claudionara Gonçalves de Oliveira.
Por fim, a representante do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, Leila de Moraes Lourenço, avaliou que a participação integral dos grêmios foi um dos pontos altos do Encontro. “Os jovens apresentaram, de forma leve e descontraída, as importantes ações que desenvolvem nos seus espaços escolares que contribuem para a qualidade de vida e para a saúde da comunidade escolar. A apresentação mostrou aos profissionais presentes a potência, a criatividade e o dinamismo do protagonismo juvenil na construção de ideias e desenvolvimento de ações que podem ser aproveitados e devem ser estimulados no âmbito do Programa Saúde na Escola – PSE. Além disso, mostrou também que a escola já desenvolve muitas ações cujos temas fazem interface com o Programa, facilitando assim o entendimento dos profissionais da saúde e educação sobre a importância de apenas melhorar a comunicação entre os dois setores para o compartilhamento de responsabilidades, fortalecimento da intersetorialidade e do próprio PSE”, finaliza.