Da Redação Avance News
O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, foi homenageado na noite desta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Ele recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, reconhecimento por sua trajetória no agronegócio e por sua gestão como chefe da pasta de 2003 a 2006 (primeiro mandato do presidente Lula).
No período, esteve na linha de frente em temas fundamentais, como a lei da biotecnologia, o destaque aos produtos orgânicos e o seguro rural. Além disso, Rodrigues é, atualmente, embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Roberto Rodrigues nasceu em 1942 em Coideirópolis, interior paulista. Cresceu no campo e se formou engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) em 1965, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural.
Tragetório de pioneirismo
O ex-ministro mostrou aptidão pelo agronegócio desde cedo. Na fazenda da família, promoveu reflorestamento em áreas desmatadas, uma vez que a propriedade havia sido aberta décadas antes, em um período em que não se olhava muito para esse quesito.
No início dos anos 1970, Rodrigues surpreendeu vizinhos e usineiros ao ser pioneiro na rotação de cana-de-açúcar com soja na região.
O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é concedido pela Alesp a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribruir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado de São Paulo.
Além dessa honraria, Rodrigues é detentor da Ordem do Mérito Militar e da Ordem do Mérito da Defesa.