terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosRomênia vê trânsito crescente de grãos ucranianos

Romênia vê trânsito crescente de grãos ucranianos

Da Redação Avance News

Com o fim da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, a Ucrânia pode ver até 60% de seus grãos enviados pela vizinha Romênia, uma crescente alternativa de exportação em meio à guerra da Ucrânia com a Rússia, informou a Reuters, citando o primeiro-ministro romeno Marcel Ciolacu. A Ucrânia tem sido um dos maiores exportadores de grãos do mundo, e a Rússia tem atacado sua infraestrutura agrícola e portuária depois de se recusar a estender o corredor de passagem segura negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia após a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

Mesmo antes de o acordo fracassar em julho, o porto romeno de Constanta, no Mar Negro, havia se tornado a maior rota marítima alternativa da Ucrânia. A Ucrânia embarcou 8,1 milhões de toneladas de grãos por meio de Constanta nos primeiros sete meses deste ano e 8,6 milhões de toneladas no total em 2022. “Esperamos que mais de 60% do volume total das exportações ucranianas de grãos passem pela Romênia”, disse Ciolacu após se encontrar com o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, em Bucareste.

Ele disse que a Romênia está tentando melhorar sua infraestrutura de conexão ferroviária, rodoviária, fluvial e marítima, bem como nas passagens de fronteira. O ministro dos Transportes da Romênia, Sorin Grindeanu, disse recentemente que a Romênia, membro da União Européia e da OTAN, pretende dobrar a capacidade de trânsito mensal de grãos ucranianos para Constanta para 4 milhões de toneladas nos próximos meses.

O Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA projeta que a produção de trigo na Ucrânia cairá para 17,5 milhões de toneladas no ano comercial de 2023-24, abaixo do recorde de 33 milhões em 2021-22. A FAS vê as exportações caindo para 10,5 milhões de toneladas, de 16,8 milhões em 2022-23 e 18,9 milhões no ano anterior. O USDA prevê que a produção de milho caia ligeiramente para 25 milhões de toneladas, de 27 milhões, enquanto espera que as exportações caiam para 19,5 milhões este ano, de 28 milhões de toneladas em 2022-23.



Fonte: AgroLink

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS