Em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Juventude surpreendeu o São Paulo e venceu por 2 a 1 no Morumbi, nesta quarta-feira. Os gols de Gabriel Taliari e Erick Farias, ambos no segundo tempo, garantiram a permanência da equipe gaúcha na elite do futebol nacional em 2025. Luciano descontou para o Tricolor, que já não briga por mais nada na competição.
A despedida do São Paulo de sua torcida em 2024 foi marcada pela derrota. Mesmo com a vaga na fase de grupos da Libertadores assegurada, o técnico Luis Zubeldía optou por escalar força máxima, mas viu seu time sucumbir à eficiência do Juventude. O Tricolor paulista chega a quatro jogos sem vitória.
O primeiro tempo foi morno, com o Juventude mostrando maior iniciativa. Lucas Barbosa e Nenê arriscaram de fora da área, obrigando Rafael a trabalhar. A melhor chance do São Paulo veio em um escanteio, com Lucas cabeceando por cima do gol.
Na volta do intervalo, o Juventude não demorou a abrir o placar. Aos sete minutos, Gabriel Taliari aproveitou erro de Luiz Gustavo no meio-campo, avançou e finalizou com precisão no canto, sem chances para Rafael. Dez minutos depois, Erick Farias ampliou a vantagem após bela jogada trabalhada pela direita, concluindo cruzamento preciso de João Lucas.
O São Paulo reagiu na reta final e diminuiu o placar com Luciano, que desviou cruzamento no primeiro pau. Nos minutos finais, o Tricolor pressionou em busca do empate, criando uma blitz na área adversária, mas o Juventude se segurou e garantiu a importante vitória.
Com o resultado, o Juventude respira aliviado e se concentra na última rodada, quando enfrenta o Cruzeiro, no Alfredo Jaconi. Já o São Paulo encerra sua temporada contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, no próximo domingo. Ambos os jogos estão marcados para às 16h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 JUVENTUDE
Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 04/12/2024
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Victor Hugo dos Santos (PR)
Gols: Gabriel Taliari, aos 7 do 2ºT, Erick Farias, aos 17 do 2ºT (Juventude); Luciano, aos 31 do 2ºT (São Paulo)
SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinícius (Moreira), Arboleda, Alan Franco e Patryck (Nestor); Luiz Gustavo (Sabino), Alisson (Marcos Antônio) e Luciano; Lucas, Erick (William Gomes) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
JUVENTUDE: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos); Ronaldo, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa (Marcelinho), Erick Farias (Gabriel Inocêncio) e Gabriel Taliari (Gilberto). Técnico: Fábio Matias.