O Ministério da Saúde emitiu um comunicado nesta sexta-feira (12) onde diz que passa a recomendar que a vacina contra a gripe
seja aplicada a em todas as pessoas com mais de 6 meses de idade a partir da próxima segunda-feira (15).
Até o momento, apenas os grupos prioritários estavam autorizados a receber a dose contra a influenza e, de acordo com a pasta aproximadamente 21 milhões de pessoas receberam a vacina (cerca de 30% do grupo prioritário).
O ministério aponta que a recomendação foi feita neste momento devido à necessidade de ampliar a cobertua vacinal contra a doença diante da chegada do inverno, período onde os termômetro passam a marcar temperaturas mais baixas e as infecções respiratórias tendem a aumentar.
“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A partir do anúncio feito pela Saúde, fica a cargo dos estados e municípios a gestão da vacinação da população nos respectivos locais, o que deve acontecer levando em conta o estoque de imunizantes que estão disponíveis em cada região.
Dados do ministério liderado por Nísia dão conta de que mais de 80 milhçoes de doses da vacina tetravalente, todas produzidas pelo Instituti Butantan, foram distribuídas em todo o país, e que e meta é vacinar 90% da população.
Entre no
canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.