A Secretaria de Assistência Social aderiu ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) – desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Durante seis meses, equipes da secretaria estarão fazendo o acompanhamento de 200 usuários que estarão participando das oficinas em quatro polos diferentes.
O Acessuas Trabalho faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.
As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico profissional; a intermediação pública de mão de obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formação do trabalho); a articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.
A coordenadora do Acessuas Trabalho, em Várzea Grande, Geni Corello, destaca que todas as oficinas serão gratuitas, e que os usuários devem estar atentos às quais tem interesse em participar. “É importante que o usuário compareça ao Centro de Referência de Assistência Social de sua região, ou a sede da Rede Cidadã, localizada ao lado do Terminal André Maggi, munido de documentação pessoal. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de julho”, comentou.
A coordenadora explica ainda que qualquer pessoa pode se inscrever, populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, e portadores de deficiência. “As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de julho”, informou a coordenadora.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que esse o Programa Acessuas Trabalho, vem somar com os demais programas e projetos desenvolvidos pela pasta, a exemplo do Qualifica + VG e as parceria com empresas privadas para captação de vagas de emprego, bem como as seletivas de emprego. “Com certeza essa é mais uma oportunidade que a população de Várzea Grande terá para se capacitar. O nosso objetivo é ofertar a qualificação profissional e facilitar o acesso das famílias ao mercado de trabalho”.
Confira a lista de oficinas:
1. Identidade/conceito de trabalho;
2. Etapas do processo seletivo e currículo/etapas do processo seletivo, entrevista e dinâmica de grupos;
3. Postura profissional/imagem pessoal x imagem profissional dentro e fora das redes sociais;
4. Habilidades interpessoais/condutas éticas/planejamento.