O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MT), participou segunda-feira, (03), da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil com ênfase no Transtorno do Espectro Autista – TEA. O evento organizado pela UNDIME/MT, reúne profissionais da Educação de todos os municípios de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso nos dias 3 e 4 de julho.
De acordo com Silvio Fidelis, o Seminário tem o objetivo de promover um espaço para discussão e reflexão sobre os direitos de acesso, permanência e aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista nos diferentes espaços educativos, para que se possam construir práticas inclusivas e exitosas à autonomia de cada um.
“O Seminário é um espaço para debates e troca de experiências educacionais, buscando potencializar o papel da escola, da gestão, da família, dos especialistas, dos professores, dos funcionários e dos profissionais de apoio quanto aos deveres e funções de cada um no processo escolar”, afirmou.
Fidelis aponta que, com o crescente aumento do número de matrículas de crianças diagnosticadas com TEA na rede escolar e outros com deficiência ou transtornos, é imprescindível que municípios e instituições de ensino busquem formação para compreender quem são esses sujeitos, como eles se desenvolvem, como se comunicam, como lidar com os comportamentos atípicos, quais são as adequações curriculares necessárias, a importância do diagnóstico e da intervenção precoce e ao longo da vida.
O Seminário teve abordagem singular, trazendo orientações, estudos e encaminhamentos práticos sob o olhar cuidadoso nas áreas de Neurologia Pediátrica, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Social e Familiar.
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, parabenizou o presidente da UNDIME/MT, Silvio Fidelis, pela iniciativa de promover um seminário sobre um assunto tão relevante como é o Transtorno do Espectro Autista, que, segundo ele, preocupa a Seduc por causa de vários laudos que são realizados em toda a rede estadual, apontando o aumento significativo das matrículas de alunos com esse tipo de transtorno. “Nossa preocupação enquanto gestor é garantir os investimentos para formação dos profissionais e para as práticas em sala de aula, além de realizar a capacitação para orientar nossos profissionais para trabalhar com os alunos autistas em sala de aula, garantindo sua inclusão, seu rendimento integral e seu aprendizado”, pontuou.
O Seminário apresentou a palestra “Conferência Magna: As Contribuições da Neuropediatria para o Diagnóstico Precoce do TEA”, com o Dr. Rubens Wajnztejn. No período vespertino, as palestras: “Como estimular a comunicação de um aluno com TEA, com a fonoaudióloga, Adiana Pizzo”; “Dificuldades X Transtornos Aprendizagem: Como lidar com as dificuldades e os transtornos de aprendizagem” com a Mestre e Psicóloga, Alessandra Caturani; e em seguida, a Mesa de Debates: “As Políticas Públicas para uma Educação Inclusiva na Educação Infantil”, com a participação de Especialistas e Secretários de Educação, mediada pelo secretário Silvio Fidelis.
Na terça-feira, 4, a abertura o evento teve a palestra: “Uma perspectiva funcional sobre o autismo”, com Willian Chimura, ativista autista e divulgador científico no YouTube que é pesquisador em tecnologias digitais para a educação no programa de mestrado pelo IFRS e professor de Metodologia Científica na Academia do Autismo.
Ainda no período matutino a palestra: “Transtorno do Espectro Autista – TEA: percursos e desafios da inclusão escolar”, com a mestre Wania Boer. À tarde, as palestras: “Planos de Ensino Individualizados: avaliação a ação”, com a especialista Mileni Stefanini; “A Inclusão na Educação Infantil: uma visão da família e da escola”, com a mestre em Educação e Psicanalista, Jane Haddad.
Além do secretário de Várzea Grande Silvio Fidelis e do secretário de Estado, Alan Porto, participaram da abertura do Seminário, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, profissionais da MIEIB e Vilmar da Undime Nacional.