Da Redação Avance News
12 de Maio de 2023 às 18:05
Ciclo de avaliações apontou um salto positivo, saindo dos 30 para os 75 pontos, consolidando o grau de aderência das práticas de gestão
O instrumento foi desenvolvido com o objetivo de ser o primeiro patamar de referência do nível de maturidade da governança e gestão, além de firmar o aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio da Plataforma +Brasil.
Para o gestor Governamental da Seduc, Lourival Malhado Carvalho, o sistema de avaliação dá um direcionamento para aprimorar e fortalecer a capacidade de gerar resultados do órgão.
“Nós ficamos felizes em ver a nossa dedicação representada nestes resultados. Subimos mais de 150% e fomos para 75 pontos. Isso mostra que podemos aprimorar, fortalecer e ampliar a capacidade de gerar resultados para a comunidade. Junto desse resultado, desenvolvemos um plano de melhoria com alguns pontos prioritários a serem aprimorados, e acreditamos que podemos avançar ainda mais no próximo ciclo”, explicou.
A aplicação do Gestão.gov.br permite que órgãos e entidades públicos possam atuar na implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria de seus sistemas de gestão, oportunizando o conhecimento das práticas, os resultados atuais e seu alinhamento aos requisitos do Gestão.gov.br.
André Luiz Cuiabano, gestor Governamental da Sefaz, falou sobre a certificação da Seduc no ciclo avaliativo de 2021, no Instrumento de Maturidade e Gestão, por meio do Modelo de Governança de Gestão adotado pelo Governo Federal. Ele afirma que o órgão possui uma ótima pontuação, mas acredita que pode melhorar ainda mais.
“Nós certificamos o avanço da Seduc e já alinhamos as estratégias para o próximo ciclo, buscando sempre a melhoria contínua. Acredito que esse avanço vai contribuir para impulsionar a aprendizagem, levando em consideração o foco, a prática de gestão, a boa prestação de serviço e consequentemente a entrega para os nossos alunos”, afirmou.
A colocação da certificação também foi pontuada pela analista administrativa do setor de Convênios da Sefaz, Keila Coimbra. Segundo a representante, a Seduc tem trabalhado de forma exemplar.
“Eu tenho acompanhado desde o começo e posso afirmar que a secretaria de Educação tem desempenhado um trabalho e um resultado fantástico. No primeiro ciclo, a Seduc obteve uma pontuação substancial de 30 pontos, e hoje subiu mais de 150%, indo para 75 pontos. Nós sabemos o quão importante é a evidência da educação, e reforçamos que a Seduc está no caminho certo, sendo um diferencial na gestão”, finalizou.