Da Redação Avance News
04 de Maio de 2023 às 14:50
Encontro é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Público, Poder Judiciário e Governo do Estado para reforçar a importância do tema
Na ocasião, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, representando o Governo do Estado, destacou a importância das práticas pedagógicas voltadas ao estudante do século 21, para que o mesmo possa ser protagonista dentro da sala de aula.
Segundo Alan, as políticas públicas do programa EducAção 10 anos, atuam junto de ações efetivas na resolução e prevenção de conflitos dentro das escolas. “Nós temos ações realizadas através do Núcleo de Mediação Escolar em parceria com as instituições que atuam junto do estudante por meio de práticas restaurativas dentro das escolas, possibilitando que o aluno também consiga ser um multiplicador. A formação de novos profissionais facilitadores de círculos de paz é uma ferramenta que motiva a prática dentro do ambiente escolar”, explicou.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, destacou que, juntas, as instituições podem fazer a diferença na garantia dos direitos das crianças e adolescentes nas unidades. Segundo a magistrada, o Poder Judiciário vem realizando um trabalho que tem como objetivo assegurar a pacificação social, inclusive na área da educação, através de uma política que busca fortalecer os vínculos dos seres humanos.
“Precisamos juntos definir estratégias para que crianças e adolescentes sejam realmente reconhecidos como prioridade absoluta”, enfatizou o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado.
O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, ressaltou a importância das ações que abrangem o núcleo escolar. Segundo o procurador, a pandemia foi um fator que contribuiu com a necessidade de se trabalhar as práticas restaurativas e o acolhimento para a segurança dentro da escola.
Patrícia Carvalho, líder do Núcleo de Mediação da Seduc, contou que tratar das ações no encontro de enfrentamento a violência, consolida todas as atividades realizadas em parceria que vem sendo desenvolvidas para tornar a unidade escolar um ambiente mais acolhedor e pacífico para a construção da paz. Para a representante, as ações transformam as unidades escolares em um ambiente mais seguro e propício à paz, onde a permanência das ações fortalece o aprendizado dessas crianças e adolescentes.
O evento reuniu magistrados e representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, delegados, diretores de escolas, professores, policiais, entre outros integrantes da rede que auxiliam nos programas de acolhimento às crianças e adolescentes.